Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

MARICÁ QUER SE TORNAR REFERÊNCIA EM SAÚDE BUCAL

A Saúde bucal vem crescendo a cada dia, isso se deve a ampliação da capacidade de atendimento realizada pelas equipes de saúde bucal do Centro de Diagnóstico e Postos de Saúde. Um novo conceito de odontologia vem sendo aplicado pela Coordenação de Saúde Bucal, dirigida excepcionalmente pelo Dr. Richard, que em apenas três meses conseguiu aumentar dos aproximadamente 5.000 para 9.000 procedimentos realizados nas unidades. Novas medidas foram adotadas como: o funcionamento da emergência odontológica do Hospital Conde Modesto Leal nos feriados, o atendimento no terceiro consultório do Centro de Diagnóstico, e a ampliação de atendimentos da Unidade Móvel, que antes realizava procedimentos apenas em escolas municipais, e hoje, devido a participação popular, atende a ações sociais, associações e eventos realizados pelas comunidades.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um programa do Governo Federal está sendo implantado no Boqueirão, que contará com o atendimento de especialistas em cirurgia oral, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas), odontopediatria e atendimento a portadores de necessidades especiais.

A estratégia da Saúde Bucal é garantir ao usuário um atendimento próximo de sua casa e em diversos horários, como vem ocorrendo no Posto de Saúde Santa Rita de Cássia, que possui atendimento odontológico de segunda a sábado, em Itaipuaçú. O trabalho em conjunto com a Coordenação de Saúde da Família, dirigida por Penha Furtado, faz com que as equipes de saúde bucal estejam inseridas nas Unidades de Saúde da Família, como no caso de São José, que contará em breve com uma unidade desse programa.

Em relação à odontologia hospitalar, está sendo desenvolvido um trabalho para verificar se há demanda suficiente para implantação de uma emergência em Traumatologia Buco-maxilofacial e emergência odontológica noturna, para atendimento nos casos em que usuário necessite de dentista após as 17 horas.

O prefeito Washington Quaquá é amigo da saúde bucal, está empenhado nas ações em saúde, e tem o atendimento odontológico como uma de suas prioridades. Estamos acabando com as filas e demoras do atendimento odontológico, estamos trabalhando para oferecer um atendimento rápido e de qualidade, queremos transformar o atendimento realizado no Centro de Diagnóstico em Centro de Referência Odontológica, queremos inserir as equipes de saúde bucal em todas as unidades do Programa Saúde da Família, em com a inauguração do CEO, vamos entrar na disputa pelo prêmio Brasil Sorridente, declara Dr. Richard.

(GRÁFICO ABAIXO)

clip_image002

Fonte: Coordenação de Odontologia

Gráfico com o número de procedimentos realizados pelas Equipes de Saúde Bucal

Abril 29, 2009 - Posted by | jornalismo, saúde

1 Comentário »

  1. Rosely,
    Ao ver esta matéria, vi que mesmo já tendo acontecido, será importante registrar o lançamento do documentário Boca a Boca da ONG Turma do Bem.
    Me lembrei de vc, ia pedir ao Tio Genésio para te chamar, já que ele tem mais contato, mas ele viajou, eu corri muito para organizar tudo e sinceramente não consegui.
    Acho que de início você pode tomar conhecimento pelo blog da ONG e depois lhe passo como foi e as fotos.
    Meus contatos 2637 3543 8803 4103
    OK?
    Em tempo, Nanci Soeiro promoverá um evento muito interessante da Fundação Leâo XIII. Hoje ela levou várias crianças para o Cristo Redentor.

    Comentar por Fernanda Fontoura | Novembro 4, 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: