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Enfim chegaram as obras da estrada Venda das Pedras – Maricá

15/jun/2009

Texto: Liliandayse Marinho

fonte: Revista do Pólo Petroquímico de Itaborai

Utilizada como rota turística, além de servir para o escoamento da produção de manufaturas de cerâmica e fruticultura, a RJ 144 que liga Itaboraí a Maricá, agora terá interesse nacional e deverá estar com suas obras concluídas até janeiro de 2010. É o que garante o Departamento de Estradas de Rodagem ( DER). Considerada uma das estradas mais estratégicas de Itaboraí a RJ será de fundamental importância com a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ( Comperj) já que sendo elo entre diversos municípios do funcionará como ponto de apoio para escoamento de diversos tipos de negócios que serão gerados tendo como base o Comperj.
Em condições precárias a rodovia começou a receber os serviços de restauração e melhorias operacionais que estão distribuídos em atividades de drenagem, terraplanagem, recapeamento asfáltico, sinalização e acostamento. Os serviços serão realizados em 15 km de extensão da estrada, no trecho entre a Serra do Lagarto e a entrada da BR-101, na altura de Itaboraí.
A expectativa do DER é que com as obras os problemas de tráfego e pavimento ocasionados pelas chuvas locais sejam solucionados. Para que os trabalhos possam ser executados dentro do prazo, o DER prevê a criação de 80 empregos diretos e indiretos até o término das obras. Engenheiros do DER acreditam que em oitos meses a obra estará concluída.
As obras da RJ 114 fazem parte do conjunto que compõem o arco metropolitano, construído com o objetivo de movimentar e gerar negócios nos municípios do estado do Rio de Janeiro. Ao participar de um evento em Itaboraí no mês de maio o governador Sergio Cabral lembrou que a obra era uma antiga reivindicação dos moradores dos dois municípios.
A RJ-114, que tem o nome oficial de Rodovia Vereador Oldemar de Figueredo, possui 35,8 quilômetros de extensão, ligando o município de Itaboraí ao município de Maricá, na Região Metropolitana do Estado. Ao todo mais de R$ 20 milhões serão investidos na obra.
– Todos os programas das obras que estamos realizando têm que ser adequados aos recursos disponíveis, mas o governo do estado deu prioridade à infra-estrutura rodoviária e, dentro disso, o DER está otimizando sua aplicação para a melhoria da malha fluminense – explicou o presidente do DER, Henrique Ribeiro.

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Junho 23, 2009 - Posted by | jornalismo

1 Comentário »

  1. será uma excelente, e bem-vinda recuperação desta rodovia.
    moro depois do shoping de sao gonçalo(perto do trevo)e vou sempre a marica(tenho parentes que mora logo ali na segunda entrada de maricá) com a rodovia em condiçoes favoraveis, iremos a marica com mais frequencia…pois sempre temos que ir até rio d”ouro e voltar!!!!!!pela (rj 106)…com isso gastando mais combustivel e consequentimente poluindo mais o meio ambiente….

    parabens a esta reportagem!!!! e a iniciativa do estado!!!

    Comentar por luiz antonio | Agosto 12, 2009 | Responder


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