Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Empresas de energia reajustaram tarifa além do permitido por 7 anos

As empresas de energia elétrica reconheceram nesta quinta-feira que, com base em brechas na legislação, cobraram em suas contas de luz valores superiores aos que deveriam ter sido pagos pelos consumidores. O erro ocorre desde 2002 e o cálculo dos prejuízos acumulados pelos cidadãos pode variar entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões. Os presidentes das principais concessionárias de energia concordaram em rever os preços das tarifas para corrigir os erros nos reajustes.
Em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica, na Câmara dos Deputados, companhias de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio disseram aguardar posicionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre como será a correção dos preços.
O diretor-presidente das Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, assumiu que as empresas cometeram enganos nas contas de luz. Ele defendeu que os consumidores não foram lesados porque os valores cobrados a mais geraram desenvolvimento, ao serem investidos em melhorias.
O presidente da Ampla, Cristián Fierro, também esteve na audiência. “Reafirmo o compromisso de tentar resolver o problema com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia”, afirmou Fierro.
O problema no reajuste foi identificado pelo Tribunal de Contas da União, que observou aumento no preço cobrado pela Companhia Energética de Pernambuco, mesmo diante do aumento do consumo. Pelas contas do TCU, o preço deveria baixar cerca de 2%.

Anúncios

Outubro 31, 2009 - Posted by | jornalismo

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: