Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Secretário de Transportes discute uso de GNV em veículos pesados

Fotos : Fabio Ferreira Texto Thais Martins e Fabíola França

IMG_9605_creditos_fabio_ferreira

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, participou de Workshop sobre a implementação do GNV em veículos pesados no estado do Rio de Janeiro, realizado nesta segunda-feira (23/11), no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) reuniu os principais atores do cenário de energia e transportes para discutir alternativas mais sustentáveis, como o gás natural em substituição ao Diesel nos veículos pesados.

IMG_9627_creditos_fabio_ferreira  

O seminário também contou com a presença da subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico e de Energia, Renata Cavalcanti, do Coordenador do Comitê do Comitê de GNV do IBP, R. Fernandes, e do presidente da CEG, Bruno Armbrust. Durante o evento, foram discutidas as possibilidades de utilização do GNV em ônibus e caminhões de coleta de lixo, o que reduziria substancialmente a emissão de poluentes (CO₂ e NOX) no meio-ambiente.

IMG_9621_creditos_fabio_ferreira

O secretário Julio Lopes enfatizou que qualquer iniciativa em relação ao uso de tecnologias mais sustentáveis nos combustíveis para veículos pesados é muito bem-vinda. Para ele, Workshops como esse devem acontecer cada vez mais.

– Temos dirigido atenção especial a essa questão de combustíveis alternativos e menos nocivos ao meio-ambiente. À época dos Jogos Pan-Americanos colocamos toda a frota de ônibus rodando com biodiesel a 5%. E no último mês de setembro lançamos o Programa do Biodiesel Olímpico (mistura de B20) que será o combustível utilizado em linhas de ônibus que atravessam as regiões onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2016 – destaca o secretário.

A adoção de combustíveis menos poluentes já se tornou uma necessidade; mais de 10 milhões de veículos no mundo, entre caminhões e ônibus, já circulam a base de gás natural ou biogás. O desenvolvimento do gás natural é um dos objetivos mais perseguidos por governos de diversos países, principalmente, os da União Européia.

Anúncios

Novembro 26, 2009 - Posted by | jornalismo, transporte

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: