Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Governo do Estado e Prefeitura de Niterói inauguram primeiro corredor viário da Região Metropolitana

Obra da Alameda São Boaventura em Niterói será inaugurada amanhã as 9 horas

IMG_1034_credito_fabio_ferreira IMG_1012_credito_fabio_ferreira IMG_1015_credito_fabio_ferreira

Considerado fundamental para a reorganização do trânsito de Niterói, o Corredor Viário Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré será inaugurado neste sábado (20/03), às 9h, pelo Governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Jorge Roberto Silveira e pelo secretário estadual de Transportes Julio Lopes. Com seis quilômetros de extensão, esta é a primeira via expressa do estado do Rio dotada com faixas exclusivas para ônibus.

A obra, executada pela Secretaria Estadual de Transporte em parceria com a Prefeitura, cria um novo modelo de mobilidade no município, e garante acessibilidade total aos portadores de necessidades especiais. As intervenções contemplam ainda outras ruas importantes para o fluxo do trânsito na região central de Niterói, como Feliciano Sodré, Saldanha Marinho e Praça Renascença. As vias foram equipadas com um moderno sistema de sinalização, nova iluminação, recapeamento e ampliações de pistas.

Na Alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que corta os 3,5km da via. Com o novo sistema, os ônibus só poderão circular pela pista junto ao canal, que será segregada das demais faixas por tachões. As estações substituirão os pontos de ônibus distribuídos pela avenida. Cada baia tem capacidade para seis ônibus ao mesmo tempo. Tudo isso proporcionará maior fluidez do trânsito na via.

Além da Alameda e da Feliciano Sodré, o novo complexo viário também contou com importantes intervenções nas ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e Praça Renascença. Toda essa área recebeu nova sinalização semafórica. O novo sistema contempla 28 travessias, sendo 16 na Alameda São Boaventura, seis na Av. Feliciano Sodré, seis na Rua Saldanha Marinho. O controle dos novos semáforos – 89 ao todo – será feito por meio de um sistema digital de monitoramento eletrônico, que permite sincronizar os fluxos das estações e da Alameda. As vias receberam ainda novas placas de trânsito e sinalização horizontal.

As ruas beneficiadas ganharam novos postes de luz, tiveram o meio-fio recuperado e ganharam asfalto novo. Mas a principal novidade fica por conta dos cuidados que foram tomados para garantir o padrão de mobilidade para portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e cadeirantes. Agora, para atravessar a Alameda, a Feliciano Sodré e a Saldanha Marinho com segurança, os deficientes visuais só precisarão acionar as botoeiras sonoras presas aos postes dos semáforos. Esses equipamentos emitirão um som alertando sobre o tempo que resta para a travessia. Todos os cruzamentos ganharam rampas para cadeirantes e faixas com pisos táteis.

A Alameda São Boaventura também passou por uma revitalização paisagística. Ao longo das obras, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e a Secretaria Estadual de Transportes desenvolveram um amplo Plano de Compensação Ambiental, que contou com o plantio de 377 só na via principal e mais de oito mil mudas em diversas ruas do entorno e outros pontos da cidade.

Principais intervenções:

Alameda São Boaventura

Ganhou seis estações: Getulinho, Riodades, Horto, Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês. Além das novas estações, a via recebeu novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e semafórica, iluminação pública, e serviços de pavimentação, plantio de árvores e arbustos.

Avenida Feliciano Sodré

Principal corredor viário utilizado pelos motoristas que vêm da Alameda, Rodovia Amaral Peixoto, Avenida do Contorno e Benjamim Constant, em direção ao Centro, a Avenida Feliciano Sodré tem agora quatro faixas no sentido Centro e duas faixas exclusivas para ônibus no sentido Ponte Rio-Niterói. Recebeu nova iluminação pública e da sinalização semafórica sincronizada com o sistema da Alameda. Nesta avenida há quatro estações de passageiros:

Rodoviária Roberto Silveira, Moinho Atlântico, Mercado Municipal e Ponto Cem Réis.

Rua Saldanha Marinho

A rua será o acesso para os carros que seguem do Centro em direção a Ponte Rio-Niterói e que não poderão mais passar pela Feliciano Sodré. A via passou por ampla revitalização, recebendo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária, modernização da iluminação pública e rampas para cadeirantes em todos os cruzamentos. Para evitar congestionamentos, está proibido o estacionamento ao longo da via.

Praça Renascença

Adequações de espaço e remanejamento de postes, para implantação da quarta faixa de rolamento da Avenida Feliciano Sodré, além de melhorias urbanísticas, novo paisagismo, iluminação pública, e acesso para a Rua Manuel Pacheco de Carvalho e Rua Fróes da Cruz, em direção ao Centro.

Rua Washington Luiz

Via transversal à Rua Saldanha Marinho. Nela foi construída uma ponte com 10 metros de largura e 10 metros de comprimento sobre o canal, além dos serviços de recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e iluminação pública.

Rua Manuel Pacheco de Carvalho

A Rua Manuel Pacheco de Carvalho é continuação da Rua Saldanha Marinho. Passa a contar com duas faixas de rolamento no sentido Praça Renascença. Receberá novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e melhorias na iluminação pública.

Números

Passageiros: 250 mil/dia

Ônibus/hora: 240 na Alameda São Boaventura e 530 na Feliciano Sodré

Linhas Municipais: 24

Linhas Intermunicipais: 107

Automóveis: 50mil/dia


Comunicação Social da Secretaria Estadual de Transportes

Anúncios

Março 20, 2010 - Posted by | jornalismo, transporte

3 comentários »

  1. SÓ SE FALA DA OBRA DA ALAMEDA, DESDE O PREFEITO DA GESTÃO ANTERIOR,E TAMBÉM O DA ATUAL. MAS O SR. PREFEITO JORGE ROBERTO SILVEIRA,QUE JÁ ESTEVE POR AQUI EM VÁRIAS VISITAS, SE ESQUECEU QUE NÓS OS MORADORES DO BAIRRO (MAIS CONHECIDO PELA POPULAÇÃO COMO “BONFIM”), C0M ENTRADA AO LADO DA PATRULHA RODOVIÁRIA, NO FINAL DA ALAMEDA SÃO BOAVENTURA, PRECISA DE OBRAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS. OS MORADORES PAGAM OS SEUS IMPOSTOS COMO TODOS OS DEMAIS CIDADÃOS E NÃO RECEBEM O RETORNO.O CASO MAIS CRÍTICO É DA RUA MACKENZIE, QUE É RUA SÓ NO NOME,JÁ QUE ELA NÃO PASSA DE UM “TRILHO” DE TERRA. LUTAMOS HÁ MUITOS ANOS.FOI FEITA A COLOCAÇÃO DE TUBOS E RALOS, POR ALGUMAS PESSOAS QUE PROCURAM CONSERVÁ-LA UM POUCO PARA QUE POSSAMOS SAIR DE CASA E PARA EVITAR QUE A PASSAGEM DESABE. ESPERAMOS QUE TERMINADA A OBRA DA ALAMEDA, O SR. PREFEITO SE LEMBRE DA NECESSIDADE DE OBRAS NA REFERIDA RUA , POIS, FICAMOS A DOIS MINUTOS DO TÃO BADALADO “CORREDOR VIÁRIO DE NITEROI”. ATENCIOSAMENTE, Maria Nazaré S. de Carvalho. NITEROI, 20 DE MARÇO DE 2010.

    Comentar por Maria Nazaré S. de Carvalho | Março 20, 2010 | Responder

  2. Prezados, gostaria de frizar que a rua Mackenzie( que agora se chama Altineu Cortes Pires) e a rua Bomfim no Fonseca encontram-se em piores condições agora pois após as chuvas que castigaram Niterói existe diversos pontos de desabamentos, casa destruidas e muito barro pelas ruas. E o pior que até hoje a Defesa Civil e nem outro orgão responsavel apareceram por lá, mesmo após diversas ligações.
    Aonde vamos parar com tanto descaso.
    Grato. Marcelo

    Comentar por Marcelo Lopes Barbosa | Abril 27, 2010 | Responder

  3. QUANDO INAUGUROU O TERMINAL EU FUI A PRIMEIRA PESSOA QUE RESOLVI NÃO ENFRENTAR OS PRIMEIRO ENGARRAFAMENTO E ATÉ FIZ CRITICAS, MAIS AGORA FIQUEI MUITO SATISFEITA , PORQUE NÃO ACREDITAVA QUE DARIA CERTO, ALAMEDA FICOU UM BAIRRO BONITO DE SE VER , AQUELE VALÃO NO MEIO DAVA ATÉ UM CERTO MEDO A QUEM PASSAVA ,AGORA QUANDO SE VÊ ESTAMOS RAPIDAMENTE ,DESLISANDO PELA ALAMEDA E CHEGANDO NO PONTO SEM REIS, OS ÔNIBUS SEGUINDO EM SEU CORREDOR E OS CARROS SEGUINDO E RESPEITANDO OS SINAIS DE TRANSITO NA MAIOR ARMONIA; PARABENS, FOI DADO VALOR E ORDEM AO BAIRRO E SEMPRE ME ADMIRO QUANDO PASSO, AFINAL SOU MORADORA DEM ALCANTARA E DEPENDO DE ATRAVESSAR ESTA PERCURSO TODOS OS DIAS

    Comentar por RITA LUZIA DE FREITAS | Maio 1, 2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: