Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Dilma Rousseff é a primeira mulher a assumir à Presidência do Brasil

A candidata Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidente com 56,5% dos votos válidos, assegurando a vitória contra o adversário José Serra (PSDB), que fez 43,95%. Assim, ela torna-se a primeira mulher a chegar ao cargo político mais elevado do país.

dilma%20marcello%20casal%20jr%20abr  Dilma fez o primeiro pronunciamento para militantes, lideranças políticas e imprensa. (Foto: Marcello Casal Jr/Abra)

Em seu primeiro pronunciamento, pouco depois das 22h, no Hotel Naoum Plaza, em Brasília, Dilma assumiu os primeiros compromissos com os brasileiros. Diante de lideranças, militantes e imprensa, ela se emocionou ao falar do apoio do presidente Lula e afirmou que baterá muitas vezes em porta após assumir em janeiro de 2011. 
O primeiro compromisso de Dilma será honrar e valorizar às mulheres brasileiras. Ela também se comprometeu a erradicar a pobreza e fortalecer a economia. 
Cercada por ministros, senadores e governadores eleitos, ela arrancou aplausos ao estender à oposição para que seja possível trabalhar "unidos em prol do futuro do país". Dilma defendeu ainda  a liberdade de expressão. "Prefiro uma imprensa barulhenta ao silêncio da ditadura".  
A maior visibilidade de Dilma ocorreu ao assumir o cargo de ministra Chefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a saída de José Dirceu. 
Na função, ela comandou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até março deste ano, quando assumiu a candidatura à Presidência pelo PT. Antes disso, Dilma foi ministra de Minas e Energia, no início do primeiro governo do presidente Lula, em 2003.
Dilma nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1947. Integrou organizações de esquerda clandestinas e foi presa durante o regime militar. 
Foi casada com o advogado gaúcho Carlos Araújo, de quem se separou em 2000, e tem uma filha, Paula. Em setembro, pouco antes da eleição do primeiro turno, nasceu o seu primeiro neto Gabriel.

Anúncios

Novembro 1, 2010 - Posted by | Brasil - Eleições 2010, Eleições 2010, jornalismo, política, Política Nacional e Internacional, SEGUNDO TURNO ELEIÇÕES 2010

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: