Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Casa de Cultura de Maricá promove oficina de Expografia para qualificar mão de obra

Texto: Valéria Vianna

DSC05663Coordenadora do SEM-RJ comenta a importância das oficinas Foto: Marcos Perrier 

A Casa de Cultura de Maricá sediou nesta segunda-feira (29.11) uma Oficina de Expografia, que recebeu funcionários de vários municípios como Bom Jardim, Cabo Frio, Silva Jardim e Rio, com objetivo de qualificar mão de obra e criar intercâmbios entre os vários museus do Estado.  Na palestra ministrada pela arquiteta Regina Carneiro, questões relativas ao potencial dos espaços culturais foram pensadas em conjunto: Como estão hoje? O que é preciso para melhorá-los? Quais as suas possibilidades?

“Reconceituar os museus a partir das novas mídias requer a criação de uma nova mentalidade entre as pessoas que trabalham em espaços culturais e daí a importância das oficinas” ressalta Lucienne Figueiredo, coordenadora do Sistema Estadual de Museus (SEM-RJ).

Subordinado à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o SEM-RJ promove visitas técnicas para diagnóstico dos acervos museológicos das cidades do interior e, conforme análise feita, recomenda oficinas sobre determinado tema.

“Este ano, já realizamos visitas técnicas em 80 municípios, incluindo Maricá e, até o final de dezembro, teremos visitado 91 cidades”, informou Lucienne.    

O secretário municipal de Cultura, Emanuel Vieira, também destacou importância das oficinas para formar pessoal capacitado e, acima de tudo, para gerar multiplicadores de conhecimentos relacionados às diversas formas de se expor em museus.

“Nosso projeto é ir incorporando ao museu a história do município através de outras mídias em paralelo à construção de um Centro de Referência Histórica e do Museu da Pesca e, para isso, vamos precisar de um quadro mínimo de mão de obra qualificada”, comentou.

Vieira pretende trazer outras oficinas para a Casa de Cultura em 2011, entre elas: Conservação de Acervos; Elaboração de Projetos e Plano Museológico.  

Nas fotos de Rosely Pellegrino momentos da Oficina de Expografia realizada em Maricá

DSC04291 Ana Cristina do Valle (Bibliotecária, gerente do Sistema), Regina Pereira Carneiro (ministrou a oficina – Arquiteta – gerente de Comunicação em Museus), Emanuel Vieira ( Secretário Municipal de Cultura de Maricá) e Lucienne Figueiredo (Coordenadora do Sistema Educacional de Museus)

DSC04293O Secretário Municipal de Cultura de Maricá Emanuel Vieira enfatizou a importância de oficinas na qualificação da mão de obra

DSC04297 DSC04312

Funcionários de espaços culturais de outros municípios participaram da oficina

DSC04358Arquiteta Regina Carneiro ministrando a oficina de Expografia

 DSC04359

Na despedida sorteio de brindes e a foto registro dos participantes que tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimento e trocar experiências

DSC04362 DSC04364 DSC04366 Nota desta editora: “Foi muito bom estar e aprender com vocês” (Rosely Pellegrino)

Anúncios

Novembro 30, 2010 - Posted by | cultura, jornalismo, Oficinas

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: