Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Projovem Trabalhador de Maricá entre os melhores do país

A adminsitração do prefeito Washington Quaquá pode se orgulhar de ter um dos melhores programas de qualificação profissional do país. É o que mostra o resultado da avaliação do Projovem Trabalhador em 2010, que já foi confirmado para este ano pelo Ministério do Trabalho. Dos mil alunos inscritos nos seis cursos, 920 estão recebendo os certificados de conclusão. O número representa uma abstenção de apenas 8%, considerado abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Trabalho.
Para Quaquá, esta é mais uma vitória em dois anos de governo. "Nunca a cidade de Maricá ofereceu cursos de qualificação profissional para centenas de pessoas ao mesmo tempo. Estamos empenhados em garantir que o trabalhador tenha chances reais de conseguir um emprego e sustentar sua família", afirmou o prefeito, empolgado com o resultado do curso.
Na sede da coordenação do projeto, no Parque Eldorado, é constante o movimento de alunos que vão buscar seus diplomas, como Roseane Costa Teixeira, de 26 anos. Moradora de São José de Imbassaí, ela concluiu o curso de Beleza e Estética e afirma que gostou bastante.
“Tenho certeza que as coisas que apreendi aqui serão bastante úteis para eu exercer esse trabalho da melhor maneira”, celebrou Roseane, dizendo que pretende trabalhar por conta própria.
Em maioria entre os alunos, as mulheres buscaram cursos que, em geral, costumam atrair os homens, como o de Construção e Reparos. Foi o caso de Fabiane Almeida de Oliveira, que mora em Itaipuaçu. Mesmo sem ainda atuar no setor, ela garante que está aproveitando bem o que aprendeu nas aulas.
“A parte de eletricidade foi a melhor coisa, muito proveitoso. Estou fazendo tudo em casa, até ventilador de teto eu já instalei”, gaba-se Fabiane, de 26 anos.
Grande procura
Um ato simbólico para marcar a entrega dos certificados está previsto para a próxima segunda-feira (31/1), onde os dez alunos mais bem colocados receberão os diplomas representando os demais. Atualmente, a secretaria monitora o encaminhamento para as vagas de empregos para empreendimentos como o do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.
Para a secretária de Trabalho de Maricá, Márcia Garcia, a grande conquista foi a mudança de mentalidade da população, que tinha poucas opções para uma qualificação acessível.
“Creio que promovemos uma verdadeira mudança de cultura na cidade. Hoje as pessoas estão em busca de qualificação, e a procura pelos nossos cursos já começou. Podemos dizer que oferecemos hoje cursos de boa qualidade, e o ministério reconheceu isso”, celebra Márcia, adiantando que as inscrições para 2011 devem começar em abril com o início das aulas previsto para junho. Segundo ela, porém, esse calendário ainda será confirmado. Este ano, a quantidade de vagas oferecidas deverá ser de 2.500, com quatro novos cursos sendo oferecidos.

Anúncios

Janeiro 24, 2011 - Posted by | jornalismo

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: