Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Parceria entre Prefeitura e Estado recupera acessos a praias de Maricá

Estrada do Boqueirão e trecho final da RJ-118 passam por intervenções para garantir fluxo de banhistas
A parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado continua rendendo frutos para o município. Diversas intervenções em setores variados estão em andamento em pontos diferentes da cidade. Duas delas podem ser vistas em vias que recebem grande movimento neste verão, por darem acesso às praias mais procuradas.

 dsc03215 Pista da Estrada do Boqueirão passará a ter onze metros de largura

dsc03218Via terá ainda acostamento e meios-fios

 dsc03296 Equipe do DER-RJ também derrubam parte da barreira para evitar deslizamentos

O alargamento da Estrada do Boqueirão, por exemplo, segue a todo vapor. Após o reinício das obras, há cerca de duas semanas, a empresa responsável pelo trabalho colocou marcações de ambos os lados da pista, que determinam o ponto onde o asfalto vai chegar. De acordo com os técnicos, o leito passará a ter 11 metros de largura, quatro a mais que o atual tamanho, além da colocação de meios-fios e acostamento.
A camada de asfalto existente no leito da via será reforçada. Ainda segundo a empresa, que foi contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RJ) para executar a obra, 16 trabalhadores atuam na intervenção, que é interrompida apenas aos domingos para não prejudicar o trânsito para a praia.
Com duração prevista de 90 dias, o trabalho terá uma extensão total de quatro quilômetros, entre o Centro e a ponte do Boqueirão. Por estar em uma área de proteção ambiental, o trecho entre a ponte e a Barra de Maricá não passará por esta intervenção.

dsc03319No caminho para Ponta Negra, trecho da RJ-118 recebe material que facilita drenagem do asfalto

Ponta Negra – A outra via que passa por recuperação é o trecho da RJ-118 entre os bairros de Bananal e Ponta Negra, que corresponde à parte restante da pista. Os primeiros 12 quilômetros já haviam sido recuperados pelo DER-RJ em outubro, entre Ponta Negra e Jaconé.
Na segunda metade da estrada, as equipes atuam no sistema de drenagem utilizando materiais como bica corrida e rachão. Segundo os técnicos, esta última é uma espécie de pedra britada que ajuda a absorver o acúmulo de água da pista. O trabalho deverá estar terminado até o final de fevereiro. Assim como no Boqueirão, as obras também são paralisadas aos domingos.
Após a entrada para Jaconé, já próximo de Ponta Negra, o DER ainda realiza uma outra intervenção. Uma parte da barreira que fica de um dos lados da estrada – ali chamada de Rua São Pedro Apóstolo – está sendo retirada com uma pá mecânica. O objetivo, além de reaver um trecho da via coberto pelo barro, é evitar possíveis deslizamentos causados pelas chuvas deste período do ano.
Texto: Sérgio Renato
Fotos: Paulo Polônio

Janeiro 27, 2011 - Posted by | jornalismo, transporte, vias públicas

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: