Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá participa do 3º Encontro de Secretários de Trabalho do CONLESTE

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, participou do 3º Encontro de Secretários Municipais de Trabalho do Consórcio Municipal de Prefeituras do CONLESTE, realizado no dia 14 de março, na sede da OAB-Rio.
Foram tiradas propostas como a da criação da Comissão de Concertação, que pretende atuar junto ao Programa de Qualificação Industrial da Petrobras – Prominp -, corrigindo erros na aplicação de projetos, como o redirecionamento de cursos profissionalizantes oferecidos pelo setor, e o não aproveitamento de candidatos com perfil fora de acordo consignado pelo CONLESTE. Segundo os participantes, está havendo concorrência para a parte de infraestrutura da obra (cerca de 250 mil metros quadrados de construção, em 4,5 milhões de metros quadrados de terreno), de operários vindos de outros estados e de  técnicos estrangeiros contratados para as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Do total de 90 mil vagas para o Comperj, nem 20% estão sendo aproveitadas pelo CONLESTE, o que evidencia descumprimento da carta de intenções assinada pela Petrobras e as 13 prefeituras municipais do consórcio. A Petrobras está exigindo experiência prévia para inscrição dos candidatos, o que denota contradição em um projeto que promete oferecer conhecimento teórico através  dos cursos, mas não oferece estágio. O CONLESTE, que atinge as regiões Metropolitana, dos Lagos, Serrana e das Baixadas Litorâneas, quer funcionar mais efetivamente na regulação e fiscalização da demanda de candidatos às vagas do Comperj, através da Comissão de Concertação. O acordo da  Petrobras prevê a formação profissionalizante dos candidatos pré-aprovados no processo seletivo de provas e cursos ministrados pelo Prominp, gerando emprego e renda para a população de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Araruama, Silva Jardim e Casimiro de Abreu.
“Com a decadência da exploração do petróleo no Mar do Norte, e com o investimento no pré-sal brasileiro, aumentou a imigração de estrangeiros no país. Orientais e escandinavos vêm diretamente para o Brasil, à procura dos pólos de extração e outras atividades afins. Precisamos agilizar o processo a nosso favor e exigir o cumprimento do acordo e da legislação. Nossa próxima reunião será no dia 14 de abril, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Itaboraí, afirma o subsecretário de Trabalho e Renda de Maricá, Leonardo Amando.
Texto: Fernando Uchôa

Anúncios

Março 24, 2011 - Posted by | CONLESTE, jornalismo, trabalho e renda

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: