Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Núcleos Esportivos reforçam atividades nas escolas de Maricá

Karatê, badminton, capoeira, basquete e vôlei são algumas das modalidades esportivas que são praticadas nas escolas durante o Programa Segundo Tempo  
karatesegundo tempo

A cidade de Maricá ganhou um reforço importante na área esportiva. Já estão em funcionamento os núcleos esportivos do Programa Segundo Tempo, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e o Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Os núcleos atendem cerca de duas mil crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, nas 20 unidades espalhadas por diversos bairros do município, que prestam atendimento em modalidades esportivas, como karate, capoeira, badminton, basquete, futsal, e vôlei, entre outros, além de reforço escolar. As aulas são realizadas três vezes por semana, no contra turno dos alunos, no horário da manhã e à tarde.
 
Esse programa está sendo executado nas escolas junto com a secretaria de Educação, através do projeto Cidade Educadora, que vem implantando atividades extracurriculares, como oficinas multidisciplinares, atividades esportivas, culturais e ambientais também no contra turno do horário escolar. O Projeto Cidade Educadora faz parte do Plano de Metas estipulado pela administração do prefeito Washington Quaquá, em 2008, como forma inovadora de educar, aprender e de empreender coletivamente, buscando interagir pedagogicamente no espaço escolar, na comunidade e na cidade.
Segundo a secretária de Esportes, Nete Grijó, o Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No CAIC Elomir Silva, em São José, por exemplo, 96 crianças estão inscritas em cinco modalidades esportivas: karate, basquete, vôlei, futsal e badminton. As aulas são muito disputadas, inclusive com a presença dos pais.
“Esse reforço na atividade escolar é importante para o desenvolvimento do aluno. Cada núcleo apresenta uma modalidade esportiva diferente, que varia desde a capoeira até basquete”, explica o professor de karate Gilmar de Paula, que é coordenador de núcleo de São José, juntamente com Aline Lobo.
 
Projeto Navegar – Entre as 19 modalidades esportivas oferecidas pelo Segundo Tempo, estão a vela, o remo e a canoagem, estas ligadas ao Projeto Navegar, que mantém suas atividades na Lagoa do Boqueirão. O convênio com o Ministério do Esporte também contempla uma série de benefícios para os alunos que participarem do programa. Todas as crianças inscritas nos 20 núcleos de atendimentos terão um reforço alimentar. Com essa iniciativa, a Secretaria de Esportes pretende ampliar o tempo das crianças na escola, contribuindo para o desenvolvimento gradativo da educação em tempo integral.

Anúncios

Abril 12, 2011 - Posted by | cultura, esportes, jornalismo, projeto social

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: