Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá discute Educação Infantil em Inoã

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Ensino Básico, promoveu hoje (27/04), na Casa da Criança de Inoã, o “Encontro de Professores de Creches e Educação Infantil”, voltado para profissionais da rede no segmento, que atende alunos  de dois a quatro anos.

O evento, que teve como proposta principal a discussão do currículo de creches no município, iniciou às 9h. com um café da manhã e contou com a presença de 120 educadores de 80 classes de Educação Infantil. A coordenadora de Educação Infantil, professora Sônia Maria Andrade, representou o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro. Foram discutidas novas práticas pedagógicas, como o trabalho da Educação Física, que estimula a psicomotricidade e reforça o aprendizado – inovação implantada no município, através da Casa da Criança de Inoã -, pela professora Patrícia Andrade e Silva. A ‘tia Pati’, como a chamam as crianças, apresentou brincadeiras em grupo (cantigas de roda), exercícios (rolamento em esteiras, caminhar sobre apoio de pés e prancha, para desenvoltura e equilíbrio corporal), sendo muito aplaudido o trabalho.
Teatralização
O professor e ator Perseu Silva, da Cidade Educadora, apresentou contação de três histórias, uma delas com mímica, todas com participação efetiva do público. Segundo Perseu, a linguagem corporal é importante no aprendizado dos pequenos, pois faz parte do cotidiano infantil. “Não encontrei na faculdade e em pesquisas nos livros, nada que me ensinasse mais do que a prática do teatro, que é versátil, adaptando-se às circunstâncias de cada idade, realidade e contexto”, disse.
Palestra
Foi apresentada palestra pela coordenadora da Educação Infantil de Niterói, professora Fernando Bortoni, que conversou sobre a dinâmica do currículo escolar. “O currículo é um documento histórico, e como história, ele está sempre mudando. Temos de ter essa percepção e sensibilidade, indo muitas vezes na contramão dos conceitos. Em Niterói, tivemos uma experiência democrática na implantação do currículo. Foi votada uma comissão de mediadores, que representavam as escolas e discutiam questões atuais, propondo novas medidas e soluções. Gostei muito da apresentação “viva” da Casa da Criança de Inoã, e a pedagogia infantil tem que seguir por este caminho”, declarou.
Casa modelo
Segundo a diretora geral da Casa da Criança de Inoã, professora Deise Brito, a unidade conta com 130 alunos, 11 professores, três auxiliares de ensino, uma professora de Educação Física, uma orientadora pedagógica, uma orientadora educacional, uma secretária (a professora Flávia Bertolini, “meu braço direito”), duas cozinheiras, e três pessoas do serviço de apoio. As vagas para creche foram preenchidas, mas ainda existem duas vagas para Educação Infantil (4 e 5 anos). “Temos apoio aqui, não só dos pais e responsáveis, mas de toda a comunidade. Eles reconhecem o investimento realizado pelo governo Washington Quaquá, para suas crianças. Fizeram depoimentos como reconhecimento ao nosso trabalho. Temos fotos com eles, em eventos realizados aqui. Recentemente, recebemos doação de três cadeirões de alimentação e um aparelho de TV 29’, da Creche Studio da Criança, do bairro Grajaú (RJ), além de jogos educativos e brinquedos, doados pela professora Patrícia. Mais do que isso, o ambiente amigo nos estimula a trabalhar. Somos mais do que uma equipe de professores, somos uma família. Atuamos em sintonia e isto é muito bom para o rendimento do trabalho na Casa da Criança, além da satisfação profissional e pessoal”, completou.

Anúncios

Abril 27, 2011 - Posted by | Educação, jornalismo

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: