Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Encostas de cinco municípios serão mapeadas

Fonte: Extra

A empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais, contratada por meio de licitação realizada na última terça-feira pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), vai mapear as encostas de cinco municípios da região serrana: Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. O trabalho prevê consultoria em geologia e cartografia de risco a escorregamentos de encostas. O prazo máximo de mapeamento é de seis meses.

Com base nesse trabalho, o DRM elabora cartas de risco iminente, ou seja, documentos que funcionam como subsídio às prefeituras para a elaboração de Planos de Contingência (para atendimento a situações de emergência) e de Planos Municipais de Redução de Risco. O trabalho é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria estadual do Ambiente.

A Regea já está realizando esse trabalho com outros quatro setores, que envolvem as cidades de Mangaratiba, Parati, Itaguaí, Rio Claro, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé, Maricá, São Gonçalo e Rio Bonito.

A empresa foi a vencedora da licitação realizada pelo DRM-RJ após ter apresentado proposta no valor de R$ 209.475,00. Segundo Flavio Erthal, presidente do DRM, os trabalhos devem começar no mês que vem.

— Como a empresa já conhece o trabalho, fica mais fácil a condução dos próximos. O que falta agora são os procedimentos finais para homologação do resultado e demais providências administrativas — explica.

No ano passado, foram realizadas duas licitações para o trabalho de mapeamento. A primeira delas envolveu as cidades de Mangaratiba, Parati, Itaguaí, Rio Claro, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé, Maricá, São Gonçalo, Rio Bonito. Os trabalhos estão em fase final.

As cidades de Vassouras, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paty dos Alferes, Mendes, Paracambi, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Resende e Itatiaia fazem parte do segundo grupo, cujos trabalhos iniciaram este ano.

— Com essa licitação, fechamos os sete setores, com 31 municípios licitados, ou seja, um terço do estado mapeado — complementa Erthal.

Anúncios

Abril 28, 2011 - Posted by | jornalismo, meio ambiente

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: