Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá comemorou publicação da Agenda 21

Chegou a vez do Fórum de Maricá lançar a Agenda 21 Local. Em cerimônia no dia 6 de maio, o grupo distribuiu o seu Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) aos cerca de 400 convidados, entre eles população, autoridades e imprensa do município e cidades vizinhas, que compareceram à casa de eventos Palladon Festas.

Representante da coordenação do Fórum Local pelo primeiro setor, Luciana Andrade acredita que o lançamento fortalecerá a Agenda 21 e ajudará a atrair parceiros dispostos a contribuir com o desenvolvimento sustentável de Maricá. “Esse momento torna público um trabalho realizado desde 2007 e mostra para todos a importância da integração de todos os setores da sociedade".

Neste contexto, Izidro Arthou, coordenador do Fórum Local pelo terceiro setor, acrescenta que a primeira ação do grupo após o lançamento será se dedicar à Semana do Meio Ambiente, em junho. “Realizaremos palestras, principalmente nas escolas, para divulgar ainda mais a Agenda 21 no município”.

Os três anos de trabalho do Fórum Local até a publicação do PLDS foram destacados pelo coordenador geral do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini. “O lançamento em Maricá é especial, pois se trata de um grupo que passou por diversos desafios e, apesar das adversidades, se superou ao seguir um objetivo comum”. Ricardo aproveitou para ressaltar a importância da participação popular nesse processo.

Da mesma forma, Izidro acredita que a Agenda 21 é a ferramenta do cidadão para melhorar a qualidade de vida no município e cita Cecília Meireles. “Dai-nos, Senhor, a perseverança das ondas do mar para que façamos de cada recuo um ponto de avanço”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Grasiete, por exemplo, mãe de um dos integrantes da banda Tambor de Ouro, que abriu a cerimônia de lançamento, cita o transporte como um desses recuos a serem vencidos no município. “Moro na Barra de Maricá e trabalho no Centro, então tenho que pedir ao meu chefe para me liberar antes de meia noite, horário do último ônibus para minha casa”. Ela acrescenta que no ano que vem o filho terá que realizar o mesmo trajeto e se preocupa com os horários irregulares e escassos.

Agenda 21 integrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O lançamento de Maricá contou com a presença dos Fóruns de São Gonçalo, Teresópolis, Casimiro de Abreu, Saquarema, Itaboraí e Magé, que também fazem parte do projeto Agenda 21 Comperj.

A integrante da coordenação do Fórum de Saquarema, Layla Garrido, afirma que a integração dos Fóruns é um dos aspectos mais interessantes do projeto. “Com o lançamento das Agendas, apostamos ainda mais em um trabalho regionalizado no Rio de Janeiro”. Ela acrescenta que o lançamento da Agenda 21 de Saquarema, realizado na semana anterior, teve um resultado impactante no município. “Recebemos diversos telefonemas de pessoas querendo participar e estamos distribuindo várias Agendas. As pessoas se identificam, veem a realidade delas no documento”.

Neste aspecto, Izidro ressaltou que a renovação dos membros que compõem o Fórum Local é importante e aposta nisso para essa nova etapa. “Queremos fazer uma capacitação para preparar futuros membros a atuarem na Agenda 21. Começamos com a estratégia, por exemplo, de convidar em massa o segundo setor para o lançamento”.

Maio 18, 2011 - Posted by | Agenda 21 do COMPERJ, jornalismo, Maricá

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: