Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Fórum de Niterói conquista seu espaço no município e entrega PLDS à população

Lançamento da Agenda 21 marca fim de ciclo de trabalho do projeto e superação do Fórum Local

O lançamento da Agenda 21 de Niterói concluiu um importante ciclo do projeto Agenda 21 Comperj: a publicação dos Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) dos 14 municípios integrantes. Em cerimônia realizada no Espaço Expositivo Caminho Niemeyer, reuniram-se representantes de todos os Fóruns do projeto, autoridades locais e equipe da Petrobras.

Além disso, o evento do dia 24 de agosto teve um papel especial para Niterói. O município, que enfrentou um novo processo de organização do Fórum Local, conseguiu se superar com a dedicação da população, que entendeu a importância da Agenda 21 no município.

Para Claudia Barros, representante do segundo setor, tal reestruturação foi necessária e natural em uma metrópole como Niterói. “Em todo processo que tem uma proposta participativa a articulação é difícil. Mas, quem não deixou a Agenda 21 cair foi a população, que criou alternativas para driblar as dificuldades”. Claudia, que participa do Fórum Local desde o início, afirmou ainda que o momento é de muito otimismo. “Todas as dificuldades que tivemos foram um aprendizado”.

Nesse contexto, Gelson Pereira, antigo coordenador do Fórum de Niterói, diz que a grande batalha, que era entregar o PLDS à população, foi vencida. “O município agora tem o que sempre precisou: a participação e o interesse do primeiro setor na Agenda 21 Local. Além disso, o projeto Agenda 21 Comperj permitiu a integração com outros municípios do estado, o que é fundamental para conseguirmos unir forças”.

Apesar de não fazer parte do Fórum nessa nova fase, Gelson nunca abandonou o sonho da Agenda 21, o que lhe rendeu uma homenagem durante o evento prestada pela equipe do projeto. “O momento em Niterói é de grande crescimento e o próximo passo é tirar o que fizemos do papel. Mantendo o Fórum ativo mostramos que a Agenda 21 está presente no município”.

Em relação ao trabalho de Niterói, Isabel Macedo, mediadora do município na fase setorial do projeto Agenda 21 Comperj pelo terceiro setor, relembrou as principais preocupações dos participantes no início do processo. “O que sempre interessou, não apenas a Niterói, mas aos municípios em geral, foram os mecanismos de financiamento, isto é, como obter recursos para pôr projetos em prática. No caso de Niterói, também foi bastante discutida a infraestrutura e reorganização de logística do município para a chegada do Comperj”.

Durante o evento, Ricardo Frosini, coordenador do projeto Agenda 21 Comperj, destacou o grande desafio que foi concluir esse ciclo do projeto, em mais de três anos de trabalho. Segundo Ricardo, foram realizadas mais de 700 reuniões ao longo desse período e um dos principais resultados foi a integração entre os municípios. “Eu vi associações se fortalecendo, empresas entendendo melhor o seu papel e governos repensando políticas. Hoje, posso dizer que algumas Agendas já são referências para os seus municípios, justamente por representarem a vontade da população”.
O coordenador aproveitou a cerimônia para agradecer a toda a equipe do projeto, aos membros de todos os 14 Fóruns Locais e as mais de 5.000 empresas envolvidas no processo de construção dos PLDS. “Hoje, encerramos a implantação das Agendas nos municípios, mas o projeto continua e o apoio da Petrobras também”.

Desafios de um município de aproximadamente 490 mil habitantes

Moradora de Niterói, a empresária Joseane Gomes tem visto grande potencial para os negócios locais, mas ainda observa grandes desigualdades sociais. “Niterói é um município muito diversificado socialmente. Ao lado de Icaraí, por exemplo, bairro de alta concentração de renda, há uma comunidade pobre. Mas, acredito que os pequenos e médios empresários contribuem para diminuir esse desnível econômico, uma vez que grande parte das nossas vendas, apesar de virem das camadas mais altas da sociedade, geram emprego para a população mais pobre”.

A empresa de Joseane representa a Tupperware em diversos municípios da região leste fluminense há dois anos. Segundo ela, Itaboraí tem sido um ponto de crescimento grande, assim como as regiões vizinhas. “Estamos com projetos em Maricá, Rio Bonito, Friburgo, Magé e Casimiro de Abreu. Ficamos surpresos ao saber que toda a nossa área de trabalho possui uma Agenda 21”.

Já Janete Abraão, representante da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, entidade parceira dos processos de Agendas 21 Locais, apontou algumas urgências na infraestrutura da cidade. “Como moradora de Niterói acredito que fatores como o trânsito merecem ser priorizados. A cidade está praticamente parada e a locomoção é difícil. Além disso, a edificação está sendo muito intensa no município. É preciso fazer o uso ordenado do solo e considerar a rede de esgoto antes de investir na construção de prédios”.

Representando o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Romeo, afirmou que a Agenda 21 se tornou um compromisso da cidade. “Uma agenda serve para marcar compromissos, por isso a Agenda 21 é símbolo de um pacto coletivo entre todos os setores do município e a população, não apenas de Niterói, mas de toda a região”.

Em relação a esse compromisso, Ricardo Frosini acrescentou: “Com a ajuda de gestores públicos que querem fazer a diferença, já acontece no Rio de Janeiro algo que todas as Agendas 21 do Brasil desejam, que é se tornar uma referência para o desenvolvimento sustentável local. Niterói está crescendo além da atuação do Comperj e tenho certeza que seguindo esse plano o município conseguirá alcançar a inclusão social”.

Anúncios

Agosto 30, 2011 - Posted by | Agenda 21 do COMPERJ, jornalismo

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: