Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Primavera e Dia da Árvore são tema do Espraiado de Portas Abertas

Plantio de muda de pau brasil marcou o dia de comemorações no Espraiado

Organizadora do projeto afirma que criação de ONG vai facilitar ordenamento e que quer voltar a promover edições mensais

O projeto Espraiado de Portas Abertas teve uma edição especial neste domingo (04/9). Parte dos espaços e propriedades que participam do evento adotaram como temas a chegada da primavera e o Dia da Árvore, ambos celebrados neste mês. As principais atrações se concentraram no Sítio do Riacho, onde o dia foi marcado pelo plantio de uma muda de pau brasil, além de uma exposição de bonsais e contação de histórias para crianças.

Outro ponto muito procurado foi o Sitio Esperança, uma área de 28 hectares que abriga espécies de animais que vivem juntas e onde os visitantes podem se aproximar e até alimentar os bichos. De todos, o que despertava mais curiosidade era o bode chamado Draco. Segundo os donos do sítio, ele teria sido levado ainda filhote para ser oferecido em sacrifício durante um ritual de magia negra, mas fugiu do local e foi encontrado perambulando pelas ruas, com os olhos costurados e diversos ferimentos pelo corpo.

Visibilidade – Para os proprietários do local, o Espraiado de Portas Abertas é uma oportunidade para o público que vive nas áreas urbanas possam ter contato com a vida no campo, principalmente as crianças, que podem ver bichos de verdade.

“Além disso, nosso bairro ganhou uma visibilidade que não existia antes, pois só era procurado por turistas em feriados e fins de semana, ou por praticantes de esportes”, avalia Rosana Carvalho. Seu marido, o francês Hubert Guillard, diz ainda que uma visita ao Espraiado pode ensinar muito a quem é da cidade. “O que acontece lá depende muito do campo, por isso é preciso conhecer”, sustenta ele.

Amadurecimento – De acordo com Regina Seboulb, organizadora do evento, as edições do Espraiado de Portas Abertas que virão em 2012 devem ser mais promissoras. O projeto está prestes a se tornar uma organização não governamental (ONG), o que deve facilitar o seu ordenamento e crescimento.

“Nosso trabalho está amadurecendo. Basicamente, queremos continuar o que sempre fizemos, que é oferecer estímulo a comunidade para produzir o que tem de melho e, com isso, gerar trabalho e renda. Por isso, um dos nossos objetivo no ano que vem é voltar a abrir os espaços no primeiro domingo de cada mês. Isso também vai agradar ao público fiel que conseguimos criar. Quem gosta do evento comparece sempre e quer mais edições”, pondera.

A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas está prevista para o dia 4 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.espraiadodeportasabertas.com.br.

Texto: Sérgio Renato
Foto: Felipe Teobaldo (Secretaria de Turismo)

Setembro 5, 2011 - Posted by | jornalismo, turismo |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: