Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

SAREM promove reunião com os pais e almoço comemorativo

 

Terapeutas, pais de alunos e colaboradores participaram do evento no SAREM

O Serviço de Assistência e Reabilitação Especializada de Maricá – SAREM -, realizou hoje (26/9), almoço de confraternização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 23 de setembro. Presentes a assessora da Educação Inclusiva, Fernanda Coutinho, e o diretor do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) de Maricá, Dr. Allan Christi.
O evento iniciou às 10h, com reunião dos 28 profissionais da instituição, divididos em grupos com pais de alunos da Escola Especial Municipal Rynalda Rodrigues da Silva (reabilitação) e público externo (reabilitação e transtornos de aprendizagem), classificados em categorias de atendimento – surdos, autistas, deficiências intelectuais e motoras. Houve também palestra com a bióloga Maria das Graças Mansur, sobre Distúrbios da Aprendizagem relacionados à visão (Síndrome de Irlen).

Especialidades

Criado em agosto de 2001, o SAREM vem avançando no trabalho com crianças, adolescentes e jovens com deficiência (motora, auditiva, intelectual e visual), além de autistas e crianças/adolescentes com dificuldade de aprendizagem. São 28 profissionais que atuam nas áreas de psicologia (10), fisioterapia (5), fonoaudiologia (7), terapia ocupacional (2), odontologia (1), serviço social (1) e psicologia familiar (2), para atender 510 pacientes por semana. Às vezes, por dificuldade de entendimento dos pais, o tratamento é interrompido, e quando aquele deficiente volta, o trabalho tem de ser reiniciado. A instituição trabalha em rede com as secretarias municipais de Educação (Assessoria de Educação Inclusiva), Saúde (Ambulatório Geral e Coordenação de Saúde Mental – CAPS), Assistência Social (CRAS, CREAS), e Conselho Tutelar, além de solicitar atendimento para seus pacientes em órgãos federais e estaduais, tais como o Hospital Universitário Antônio Pedro, o Hospital N. Sra. Do Loreto e o Hospital Fernandes Figueiras, quando necessário. No momento, o SAREM está necessitando urgentemente de um psiquiatra infantil ou neuropediatra, para completar seu quadro de atendimento clínico.

Almoço

Um almoço comemorativo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi organizado por Luiz Spinelli, pai da aluna Tarita, da Escola Especial Municipal Rynalda Rodrigues da Silva. Participaram técnicos, pais, colaboradores e convidados. Segundo a diretora do SAREM, Sheila Azevedo, “escolhemos a segunda-feira, dia em que nos reunimos com a equipe técnica, para discutir também com os pais assuntos de seu interesse, como a necessidade do acompanhamento terapêutico de seus filhos, a importância da continuidade de exercícios em casa (estímulo físico e psíquico), novos métodos e recursos de tratamento, e outras pautas de interesse. Estamos atingindo aos poucos nosso objetivo principal, que é a integração com a comunidade de pais, o que é muito bom para uma melhor compreensão do nosso trabalho e para uma consequente evolução no tratamento das crianças”, declarou.

Texto: Fernando Uchôa
Foto: Fernando Silva

O SAREM atende semanalmente 510 crianças

O almoço foi elogiado por toda equipe técnica e convidados

Anúncios

Setembro 27, 2011 - Posted by | cultura, Educação

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: