Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Referência nacional, gestão municipal de Maricá desperta interesse de municípios

Texto: Leandra Costa (edição: Marcelo Ambósio) | Fotos: Fernando Silva

  A secretária municipal Executiva e de Administração, Maria Helena Alves Oliveira, com representantes de Itabira e Rio das Ostras durante reunião realizada ontem (14/05) na sede da Prefeitura de Maricá

Desde a apresentação no II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação em Municípios, em Brasília, em outubro passado, o programa de modernização administrativa implementado pela Prefeitura de Maricá vem servindo de referência para outras cidades. Depois do interesse das prefeituras de Almeirim (PA), Dias D´Ávila (BA) e São Francisco do Conde (BA), Maricá recebeu nesta segunda e terça-feira (14 e 15/05) técnicos e servidores municipais de Itabira (MG) e Rio das Ostras (RJ), que quiseram conhecer de perto os benefícios da iniciativa.

A secretária municipal Executiva e de Administração, Maria Helena Alves Oliveira, recebeu a equipe e mostrou os desafios enfrentados para modernizar a administração da cidade. “Tínhamos diversos problemas referentes à tecnologia, infraestrutura e armazenamento dos dados públicos. Existiam quatro sistemas administrativos alugados que não conversavam entre si e não garantiam a confiabilidade nas informações”, exemplificou a secretária, lembrando que agora, com a implantação do sistema e-Cidade, os dados ficam concentrados num banco único.

O projeto prevê o uso de softwares livres na gestão municipal, dentro do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) de Maricá, no valor de R$ 10,5 milhões, financiado com recursos do BNDES. “A modernização abrange a ferramenta de tecnologia. O e-cidade é a grande plataforma e 80% dos 48 módulos já estão implantados. Em Maricá, dos 98 prédios públicos, 48 estão integrados”, salientou. Com isso, rotinas administrativas como a emissão do Habite-se tornaram-se mais rápidas: o sistema permite emissão em 10 dias em lugar dos 60 dias do processo normal. Cerca de 120 documentos desse tipo já foram emitidos. O controle da frota da prefeitura também melhorou com o e-Cidade.

Entusiasmado com o sucesso, o analista de sistema da Prefeitura de Rio das Ostras, Marcos Machado, explicou que em sua cidade vários sistemas não são unificados e funcionam de forma independente. “Estou impressionado. Esse choque de gestão é o que precisamos para modernizar a administração de Rio das Ostras. Hoje, temos a infraestrutura, mas nos falta um programa integrado e livre como o e-cidade”, destacou o analista.

De Itabira, Minas Gerais, cidade com 120 mil habitantes, veio um grupo com onze técnicos. Aline Cristina Gonçalves Moreira, funcionária pública de Itabira há 21 anos, há 10 é gerente do departamento de informática. Para ela, os problemas encontrados são similares, mas considera que a grande vantagem de Maricá é o uso do software livre. “Em Itabira, trabalhamos com sistema proprietário sem acesso ao código fonte, ou seja, qualquer alteração tem que ser feita pela empresa que o administra. O e-cidade permite que a prefeitura tenha livre acesso e que seja adaptado à nossa realidade”, destacou. Aline, por sinal, viu a apresentação sobre Maricá em Brasília. “Já tinha ouvido falar nesse programa, mas foi com a explanação lá que me interessei pelo assunto. Conversei com diversos setores da prefeitura e decidimos vir para Maricá conhecer as especificidades desse modelo que deu tão certo aqui e poderá ser positivo lá também”, concluiu a gerente.

Maricá se tornou referência na modernização da gestão administrativa após implantação do PMAT.

Secretária de Administração explicou os êxitos e desafios do programa, que está informatizando a gestão em Maricá.

Maio 16, 2012 - Posted by | jornalismo, Maricá | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: