Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Artistas de Maricá discutem implantação do Sistema Municipal de Cultura

Texto: Leandra Costa | Fotos: Clarildo Menezes

Grupos culturais de Maricá discutem a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Diversos representantes de grupos culturais do município de Maricá se reuniram na tarde desta segunda-feira (27/08) para a discussão do Sistema Municipal de Cultura, que tem como objetivo normatizar e organizar o planejamento e os investimentos em cultura na cidade, consolidando a institucionalização das políticas para esse setor.

Além disso, o encontro também permitiu aos artistas dar continuidade ao debate sobre o Fundo Municipal de Cultura, que seguindo a cartilha preconizada pelo Ministério da Cultura, será inserido no Sistema Municipal. O fundo será o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município.

A subsecretária de Cultura, Myrtes Almada, destacou a importância da participação dos artistas da cidade nesse processo. “É necessário termos representantes dos diversos grupos culturais nesse momento de discussão de um sistema que vai nortear futuras ações no nosso município”, salientou.

Uma das presentes ao encontro, a presidente do Grupo de Artistas de Maricá (GAM) Ponto de Cultura, Maria José Galindo, também considera fundamental a representatividade das várias áreas culturais da cidade. “Estamos tendo a oportunidade de definir como será a Cultura em nossa cidade. É mais do que necessário a presença de todos os grupos”, frisou a presidente.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a lei de implantação do Conselho Municipal de Política Cultural, que está na Câmara de Vereadores, aguardando votação. “Temos que estar com o conselho aprovado e atuante até o dia 31 de dezembro. Contamos com o apoio dos vereadores para a aprovação dessa lei que é muito importante para a cultura da cidade”, explicou Myrtes, esclarecendo que o conselho terá formação paritária constituído por 18 membros, sendo nove da sociedade civil e nove representantes do governo municipal.

Escolha de representantes para fórum

No encontro também foi agendada, para a próxima segunda-feira, 03.09, às 15h, a definição dos representantes de cada segmento (música, literatura, artes cênicas, dança, artesanato e cultura popular) para representar a cidade de Maricá no fórum das 11 cidades que integram o Conleste – Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé – para a criação de um plano de ação de geração de emprego e renda nos municípios envolvidos. O fórum é uma iniciativa do Sebrae, por meio do Instituto Ideias e será realizado no dia 12/09, em São Gonçalo.

Para o Sebrae, toda a cadeia produtiva do comércio e da indústria será incrementada com a implantação do Comperj e o consequente aquecimento da economia da região. Por esse motivo, a instituição defende a necessidade de capacitação dos agentes culturais, para que os mais diversos segmentos da sociedade estejam preparados para o ‘novo cenário’.

Agendado novo encontro para próxima segunda-feira onde serão definidos os representantes de fórum em São Gonçalo.

Agosto 30, 2012 - Posted by | cultura, jornalismo

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: