Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Inoã: nova praça e água reforçam processo de revitalização

Texto: Sérgio Renato | Fotos: Fernando Silva

Técnicos instalam a rede de água em Inoã. Mais de 70% das tubulações já foram assentadas

Depois da entrega da Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA) no último dia 20, o bairro de Inoã vai ganhar em outubro também uma nova área de lazer para os moradores da comunidade Fernando Mendes. A área, de 2.200 metros quadrados, fica na rua que dá nome à localidade e terá, a exemplo de outras da cidade, quadra poliesportiva, mesas para jogos, brinquedos para crianças e aparelhos de ginástica para a terceira idade, além de arborização e nova iluminação. O projeto é da Secretaria de Assuntos Federativos de Maricá e tem o custo de R$ 813.525,88.

Do outro lado da rodovia RJ-106, mais um benefício chega de vez à região. Técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) já estenderam a tubulação da rede de água até a altura do km 14, pela via paralela à estrada, até a esquina com a Rua Euclides Muniz de Andrade, onde fica a UPA 24H. De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais de Maricá, responsável pela expansão do serviço de água encanada e coleta e tratamento de esgotos, mais de 70% da rede foi assentada em Inoã e Itaipuaçu e os reservatórios de água para ambos os bairros já começaram a ser construídos.

Intervenções

As melhorias integram uma série de ações que, desde 2010, mudaram a paisagem de Inoã, revitalizando o bairro. É o caso da construção do calçadão na área comercial, ao longo do km 14. Ali as calçadas ganharam piso de blocos sextavados com rampas de acessibilidade, iluminação, rua interna de paralelepípedos e caixas de escoamento de águas pluviais. Os pontos de ônibus também foram remanejados, com a adoção de abrigos e recuos. Um novo projeto prevê a continuidade do calçadão em ambos os lados na altura do km 15.

Na mesma época, foi inaugurada a Casa da Criança de Inoã, atendendo a famílias que não tinham onde deixar seus filhos. Em 2011, o bairro recebeu o Inoã Center, primeiro shopping Center a trazer para Maricá marcas âncora como as Lojas Americanas e a rede de fast food árabe Habib’s. Próximo dali, foi lançado o condomínio Terras Alpha Maricá, já em construção. Com a grife do grupo Alphaville, de São Paulo, o empreendimento trará para Inoã um novo público, ampliando a movimentação. A posição do bairro é tão boa que todas as unidades foram arrematadas no dia do lançamento.

Também perto dali, o loteamento Bosque Fundo, onde fica a UPA 24H, também está recebendo benefícios, como a reforma da Escola Municipal Darcy Ribeiro e a implantação da nova creche do programa federal Pró Infância. A entrega da unidade, com capacidade para até 200 alunos, está prevista para outubro.

Além da expansão da rede, o bairro já tem a construção dos reservatórios de água iniciada – tanto quanto em Itaipuaçu

Nova praça da comunidade Fernando Mendes está em fase final

Área terá quadra, brinquedos e aparelhos de ginástica, entre outros ítens, e deve ser entregue em outubro

Anúncios

Setembro 26, 2012 - Posted by | água, jornalismo, Maricá, Obras em Maricá, Urbanização

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: