Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Aberto Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012

Por: Rafael Massadar e Pamela Mascarenhas

O Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro Ronald Ázaro, discursando durante abertura do evento (Foto: Daliane Castanho)

Teve início nesta sexta-feira (28/09) o Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange). O evento tem o patrocínio do Ministério do Turismo e vai reunir 140 buyers (operadores estrangeiros compradores) de cerca de 30 países da África, Ásia, Oriente Médio e Leste Europeu para participar da Bolsa de Negócios e conhecer os principais destinos turísticos do Estado e do País.
"O Rio de Janeiro vive um momento especial e merece um evento dessa magnitude. É uma oportunidade de levarmos isso para o interior do Estado. Já está inclusive consolidado no calendário turístico do Rio de Janeiro e acontecerá em duas versões em 2013. No primeiro semestre voltado para a capital e no segundo, para o interior”, disse o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, que informou ao M&E que o evento do primeiro semestre deve acontecer entre os meses de abril e maio – em data que será definida pela Escala Eventos a partir do calendário internacional – e o do segundo, no interior do Estado, na segunda quinzena de outubro. Algumas cidades já se candidataram para receber este último, como Macaé, Paraty e Búzios.
Ázaro também destacou ainda que os operadores que vão para o exterior para tentar trazer negócios para o Brasil promovem um tipo de exportação. “O Turismo é uma indústria exportadora. Só que eu tenho que ir lá no mercado e brigar para que os turistas venham ao Brasil, em vez de ir para o México, os Estados Unidos ou a Europa”, afirmou.
Com o Brite 2012, a meta da Secretaria de Turismo do estado é ampliar em pelo menos 12% o número de visitantes a partir de 2013. O diretor executivo da Brite e coordenador da área internacional e da edição 2012, Carlos Muzzio infomou, entretanto, que a concretização dessa expectativa “não depende só dos profissionais do Turismo. Mas do Estado, que ele promova e ofereça toda a infraestrutura”. Ele alertou que os gargalos em aeroportos, trânsito, rodovias e qualidade dos hotéis devem ser solucionados com urgência.
A ideia, acrescentou, é mudar a percepção do turista estrangeiro de que o Rio, e por extensão o Brasil, se limitam a samba, praia, mulher e carnaval. “O Brasil tem muito mais que isso”. A estratégia é utilizar matérias-primas que não são muito exploradas no exterior, como, por exemplo, o lado histórico e o fato de o Rio ser a única cidade imperial das Américas. “É a única cidade com uma floresta urbana”, lembrou Muzzio.
Treinamentos – Outro ponto importante do Brite é o Fórum do Conhecimento, cuja meta é mostrar a importância da capacitação de novos profissionais e estudantes das áreas de turismo e hotelaria, além de promover a aproximação entre esses profissionais. Especialistas do setor hoteleiro e turístico mostrarão aos estudantes como funciona essa indústria. Políticas públicas de turismo são um dos temas a serem abordados. “A coisa mais importante é que toda a cadeia [do Turismo] estará lá”, ressaltou Muzzio.
No Salão do Turismo, a ideia é promover os destinos do Rio de Janeiro e do Brasil por meio da exposição de produtos e roteiros regionais característicos. No total, 24 estados vão expor e vender seus produtos.
Representantes de 55 secretarias estaduais e municipais de Turismo estarão presentes ao evento. O desenvolvimento sustentável da indústria hoteleira, novas tendências, código de conduta ambiental são temas que serão debatidos no Encontro Internacional de Hotelaria, que ocorrerá também dentro do Brite 2012.
Muzzio disse que, atualmente, o mercado brasileiro é exportador e que cerca de 70% dos assentos aéreos são ocupados por brasileiros. Para incrementar o turismo doméstico, haverá um grande feirão de viagens durante o Brite, aberto a consumidores locais, que poderão comprar pacotes turísticos a preços que só estarão disponíveis no evento. “Quero, com isso, fazer com que a economia gire e que os brasileiros fiquem aqui dentro”.

Anúncios

Setembro 29, 2012 - Posted by | Exposições, Feiras e Eventos, Gastronomia, jornalismo, turismo |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: