Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Casa de Cultura de Maricá no Cineclube Henfil exibe nesta quarta-feira “Cais do Valongo, sangra da terra”

Texto: Leandra Costa (edição: Marcelo Ambrosio) | Fotos: Fernando Silva e Divulgação

“Cais do Valongo, sangra da terra” é a atração desta semana no Cineclube Henfil Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, às 19h, o Cineclube Henfil, um projeto da secretaria municipal de Cultura de Maricá, exibe o documentário “Cais do Valongo, sangra da terra”, considerado um dos marcos de resgate na real história de miscigenação racial brasileira.

Sob a direção do cineasta Wavá de Carvalho, morador de Maricá, o filme narra a descoberta, em pleno século 21, no Rio, das ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina – vinda da Europa para casar-se com Dom Pedro II – e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do séc. XVIII. As redescobertas ocorreram durante as obras de drenagem da zona portuária, como parte do projeto Porto Maravilha. Após a exibição do documentário, o cineasta Wavá de Carvalho fará uma palestra sobre a produção.

A prefeitura dedicou o projeto do mês de maio para homenagear os negros. “É uma forma de refletirmos sobre a importância do negro na formação cultural e social do Brasil”, destacou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita. Ainda no mês de maio, no dia 22, haverá a exibição do documentário “A Paixão segundo Callado”, que relembra a trajetória de vida do jornalista e escritor Antonio Callado (1917-1997). E, no dia 29, será a vez de “Xica da Silva”, de 1976, longa-metragem dirigido por Cacá Diegues, que conta a história de uma escrava que se torna uma dama na sociedade de Diamantina, após seduzir o milionário João Fernandes.

Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui gratuitamente senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com.
O Cineclube Henfil é realizado todas as quarta-feiras, às 19h, na Casa de Cultura de Maricá (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel).

Anúncios

Maio 14, 2013 - Posted by | cinema / produção, cultura, jornalismo, Lazer, Maricá, palestra gratis

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: