Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Segunda mostra de cinema francês é inaugurada na Casa de Cultura de Maricá

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes

Como símbolo desta parceria – Músicos da secretaria de Cultura tocaram uma melodia inédia, que mesclou o hino brasileiro e o francês, na abertura do evento

Ação estreita parceria entre a Prefeitura e a embaixada da França

A Prefeitura de Maricá estuda ampliar ainda mais a parceria cultural com a França. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira pelo secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, durante a abertura da mostra “Os encantos franceses através da película do cinema”. A comédia “As férias do senhor Hulot”, exibida ontem, marcou o início da segunda série de filmes franceses que serão projetados gratuitamente no Cineclube Henfil, na Casa de Cultura de Maricá. As obras foram disponibilizadas pela cinemateca da embaixada da França.

Um dos responsáveis pela cinemateca, Gustavo Andreotta, ficou impressionado com a estrutura da Casa de Cultura e pretende trazer ao município outras atividades artísticas disponíveis na embaixada francesa. “Quando falaram sobre o Cineclube Henfil imaginei uma sala de cinema. Mas vejo que a prefeitura possui muitos espaços dentro da Casa de Cultura onde podemos oferecer outras atividades, como dança, teatro e música”, afirmou Andreotta, acrescentando que a cinemateca existe há 50 anos e é a maior fora da França, com um acervo de 1.200 filmes e documentários.

O secretário Sérgio Mesquita adiantou que a exibição de filmes franceses será estendida para outros espaços da prefeitura. “Vamos montar a programação e a cinemateca vai ceder os filmes e documentários para exibirmos no futuro Cineteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), projeto em parceria com o governo federal em construção na Mumbuca, e do Centro Popular de Cultura Henfil, projeto da prefeitura que está sendo erguido no Centro”, ressaltou Mesquita.

Sérgio Mesquita antecipou também que vai apresentar ao prefeito Washington Quaquá um projeto para incluir a língua francesa nas escolas da rede municipal. “A vinda hoje (ontem) do Gustavo Andreotta abriu um leque de opções e podemos fazer mais parcerias com a França. Eles podem nos auxiliar na preparação de material didático para as escolas, por exemplo", exemplificou o secretário.

Exibição de filmes franceses

O público poderá assistir gratuitamente a grandes sucessos do cinema francês durante todo o mês de julho. Serão exibidos, todas as quartas-feiras, às 19h, respectivamente, os filmes “Pele de Asno” (10/07); “Mulheres Diabólicas” (17/07); “O Pequeno Tenente” (24/07) e “35 Doses de Run” (31/07).

O Cineclube Henfil fica na Casa de Cultura, localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Gustavo Andreotta (esquerda) com o secretário Sergio Mesquita (C) na abertura da mostra

Andreotta ficou impressionado com a estrutura da Casa de Cultura de Maricá

Andreotta (E) e Mesquita querem ampliar a parceria entre prefeitura

Anúncios

Julho 9, 2013 - Posted by | cinema / produção, cultura, jornalismo, Maricá, projeto cultural, social

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: