Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá – Campanha contra febre aftosa acontece até 29 de novembro

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Divulgação

Criadores de até 20 animais precisam procurar a secretaria para verificar a disponibilidade das vacinas

Prefeitura de Maricá oferece 1000 doses para criadores de rebanho de até 20 animais (bois, vacas e búfalos)

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, iniciada no dia 04 de novembro, acontece até o dia 29 deste mês. Em Maricá, a secretaria municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária vai disponibilizar, ao todo, 1000 doses gratuitas para produtores com rebanho de até 20 animais (bois, vacas e/ou búfalos) com no máximo 2 anos de idade, cadastrados na secretaria e que receberam a primeira dose em maio deste ano.

O secretário Rubem Pereira orienta os pecuaristas de até 20 animais a procurarem a secretaria (Estrada de Ubatiba, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo telefone 3731-4014) para verificar a disponibilidade das vacinas que serão aplicadas por veterinários da prefeitura nas propriedades dos criadores. “Os pecuaristas que não forem contemplados com as vacinas gratuitas serão orientados a comprar as doses, sob o risco de multa pelo Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado, que exige a comprovação de vacinação para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento legal de transporte dos animais”, explica o secretário.

Rubem alerta ainda os produtores sobre os prejuízos causados caso o rebanho seja contaminado pela doença. “Neste caso, a propriedade é interditada, fica proibida a comercialização dos produtos e o animal pode ser sacrificado”, ressalta o secretário. A febre aftosa é uma doença que ataca as mucosas, causando aftas na boca, língua, faringe, esôfago e narinas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. A doença é transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com animais doentes.

Anúncios

Novembro 14, 2013 - Posted by | campanha de vacinação, jornalismo, Maricá |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: