Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Prefeitura Municipal de Maricá amplia participação no Programa Mais Educação

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes

Secretária Marta Quinan destacou que a meta do município é atender todas as escolas do 1º segmento até 2016

O Programa Mais Educação de 2014 foi aberto, oficialmente, nesta terça-feira (29/04) em Maricá com apresentações de 450 alunos de 22 escolas municipais. A iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura tem o objetivo de fomentar a educação em tempo integral na cidade. Ao todo, 3.168 alunos de 6 a 17 anos de 39 escolas municipais são beneficiados com atividades pedagógicas, esportivas e culturais no contra turno escolar. O evento foi realizado na quadra do Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

Segundo a secretária de Educação, Marta Quinan, a ideia é criar incentivos para transformar as escolas municipais em unidades de tempo integral. Atualmente, a Prefeitura oferece atendimento total, das 7h às 17h, em 10 unidades. "Nossa meta é atender todas as unidades do 1º segmento (Educação Infantil até o 5º ano) até 2016. Estamos preparando as outras escolas com incentivos do Programa Mais Educação", declarou a secretária.

Nas unidades são desenvolvidas oficinas de karatê, kung fu, futsal, vôlei, dança, reforço escolar, judô, teatro, ginástica rítmica, capoeira, percussão, rádio e jornal escolar, entre outras. Na Escola Municipal Maurício Antunes Carvalho, no bairro Saco das Flores, as aulas de karatê estão mudando hábitos e aumentando a disciplina nas salas de aula. Kevin Araujo, de 15 anos, Enzo Silveira, 11, e Adeilson Freitas, 9, são alguns exemplos de como o esporte ajuda a melhorar o aprendizado.

"O Kevin, por exemplo, tinha problemas com aprendizado, era um menino rebelde e agora está mais atento e disciplinado. O Adeilson também melhorou o aspecto disciplinar", conta a diretora Manoela Carvalho da Costa, acrescentando que eles participaram pela primeira vez de uma competição de karatê e se destacaram no estadual, realizado em outubro de 2013, em Rio das Ostras. Adeilson, que ficou em quarto lugar, aprova o projeto Mais Educação. "Fico mais tempo na escola e isso me ajuda a ter disciplina e melhorar as notas", comemora.

Na abertura da cerimônia, os alunos da banda de percussão da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, acompanhados do mestre Eduardo Rosa, tocaram o Hino Nacional. Em seguida, aconteceram apresentações de dança, ginástica rítmica, capoeira, karatê, teatro, kung fu, balé, além da exposição de trabalhos. Também participaram do evento a coordenadora do Mais Educação em Maricá, Angélica Cássia do Amaral Neto; a subsecretária de Ações Educacionais, Andréa Cunha; a subsecretária executiva de Educação, Mariane da Fonseca; o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita; e Rosane Bittencourt, representando o coordenador do CEU, Willian Campos.

O município aderiu ao programa em 2010 com cinco escolas. O governo federal repassa recursos para o ressarcimento de monitores e aquisição de materiais. A inclusão é feita por um formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).​

Adeilson Freitas (esquerda) se destacou no campeonato estadual de Karatê, em outubro de 2013

Alunas do CAIC Elomir Silva, de São José, fizeram apresentação de ginastica ritmica

Banda de percussão da EM Darcy Ribeiro tocou o Hino Nacional

Alunos de 22 escolas municipais se apresentaram na abertura do Mais Educação 2014

Secretário de Cultura, Sérgio Mesquita, participou do evento

Alunos mostraram técnica na roda de capoeira

Alunos da oficina de karatê, da EM Maurício Antunes Carvalho

Anúncios

Abril 30, 2014 - Posted by | Educação, jornalismo, Maricá |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: