Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá + Verde: Moradores ilustres da Barra dão nome a árvores plantadas

Texto: Sérgio Renato (edição: Marcelo Ambrosio) | Fotos: Clarildo Menezes

Maricá + Verde: Moradores ilustres da Barra dão nome a árvores plantadas

A Secretaria Municipal de Ambiente de Maricá promoveu nesta quinta-feira (22/5) mais uma ação do projeto Maricá+Verde.  Desta vez, alunos de duas escolas municipais da Barra (Vereador João da Silva Bezerra e Barra de Zacarias) e um grupo de frequentadores da Casa do Idoso Mais Feliz plantaram 200 mudas de árvores nativas da mata atlântica na margem da Avenida João Saldanha, a principal do bairro. Pescadores e artesãos conhecidos na região também foram homenageados, batizando com seus nomes cada uma das mudas plantadas entre as ruas 5 e Esmael Muniz de Andrade (antiga Rua 11).
Segundo o secretário municipal Thiago de Paula, a parceria entre sua pasta, a de Educação e a de Ações para Idosos teve como objetivo unir duas gerações de maricaenses no evento e mostrar que o entusiasmo com a questão ambiental independe da idade. Os alunos da E.M. Vereador João da Silva Bezerra cursam entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental, enquanto os da barra de Zacarias estão no 3º ano. As duas escolas já tinham pesquisas sobre moradores ilustres da localidade, o que facilitou a escolha dos homenageados.
Entre os pescadores que deram seus nomes às árvores estava Acirejo Coelho da Silva, nascido e criado no bairro há 78 anos. Satisfeito com a honraria, Acirejo contou que vive da pesca desde que a atividade se tornou viável na região. "Isso aqui antigamente era um campo de aviação e de treinamento de soldados, mas não dava muito peixe. Depois que abriram o canal de Ponta Negra é que os peixes começaram a aparecer, e eu só fiz isso a minha vida inteira. Ensinei umas quatro gerações de pescadores", revelou Acirejo.
A próxima ação do Maricá+Verde está marcada para esta segunda-feira (26/5), dia do aniversário de 200 anos da cidade, quando haverá uma distribuição de mudas de árvores na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O projeto foi lançando em março pelo prefeito Washington Quaquá e pelo vice-prefeito Marcos Ribeiro, e já passou por escolas das redes pública e privada do município, sempre levando mudas da mata atlântica a serem plantadas e orientando sobre o método correto de plantio. Até o momento, 475 árvores já foram plantadas no município.

Maio 23, 2014 - Posted by | jornalismo, Maricá, meio ambiente | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: