Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá 200 anos – Prefeitura Municipal de Maricá oferece serviços gratuitos na festa de aniversário

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Fernando Silva

Os moradores aproveitaram para medir a pressão arterial, glicose e receberam panfletos com os serviços da Secretaria de Saúde

Nesta segunda-feira (26/05), a cidade de Maricá completou 200 anos de emancipação politico-administrativa e para comemorar diversos serviços gratuitos da Prefeitura foram oferecidos na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias), cadastramento no banco de vagas do Sine, vacinação contra gripe, distribuição de preservativos, medição da pressão arterial e de glicose, doação de mudas nativas da Mata Atlântica foram algumas das ações disponíveis à população.

No estande da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, a moradora de Inoã, Ediclear Felix da Silva, de 17 anos, aproveitou a oportunidade no posto itinerante da Caravana do Trabalho para retirar a primeira carteira profissional. "O serviço foi ágil e agora tenho o documento para conseguir uma vaga no mercado de trabalho", comemorou a moradora. Já na tenda da Secretaria de Saúde, os moradores mediram a pressão arterial, o nível de glicose no sangue, receberam vacinas contra a gripe, além de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, aleitamento materno, orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor, entre outras ações.

Os moradores também levaram para casa mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pela Secretaria Municipal de Ambiente. "Já plantei no quintal da minha casa roseira e limoeiro. Agora vou levar este ypê amarelo. Essas iniciativas são importantes para a preservação ambiental e sempre que tenho oportunidade levo mudas diferentes", afirmou Camila Freitas, de 17 anos, moradora de Itaipuaçu e que estava acompanhada da irmã Jenifer Ferreira, 11. Ao todo, a secretaria disponibilizou 500 mudas nativas (ypê amarelo, graviola, pitanga, entre outros), como parte do projeto Maricá + Verde e Contador de Árvores. Atividades lúdicas (pintura e desenho) para as crianças também foram realizadas no estande da secretaria. Uma equipe do Parque Estadual Serra da Tiririca ainda distribuiu panfletos sobre os serviços e orientações para evitar queimadas no parque.

Ao lado do estande da Secretaria de Ambiente, equipes da ONG Eco Vida orientaram à população sobre reciclagem e de como é importante entregar o óleo de cozinha usado nos ecopontos para que possa ser reciclado. "O processo permite que a glicerina do óleo seja usado na produção de sabão. Além de reaproveitar esse produto, evitamos que o líquido seja despejado inadequadamente na rede de esgoto ou no solo", declarou a agente ambiental Prisca Cabral, de 26 anos. Na tenda, os moradores também puderam comprar produtos feitos de materiais reciclados, como garrafas pet, isopor e alumínio. A ONG Eco Vida, que funciona em Araçatiba, possui um posto de coleta de lixo reciclado e atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone 2637-2050.

Idosos animam a praça com apresentações de dança e música

No palco 200 anos, ao lado da Casa de Cultura, bastante aplaudidos, os integrantes da Casa do Idoso Mais Feliz, da Secretaria Municipal de Ações para Idosos, fizeram apresentações de danças de salão, cigana, ventre e criativa. Em seguida, aconteceram shows do projeto musical "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", com o cantor Manhoso e da banda de pop rock, integrada por Jô Borges, Aldo Corrêa, Sidney Santos, Ricardo Pop, Bruno Bernner, Roberta Tílio, Ricardo Agura, Edy Baiano, Raul Palmeira, Gianne Mello, Paulo Lima (no baixo) e Pelé (na bateria).​ Enquanto os adultos aproveitavam os serviços gratuitos, as crianças se divertiram em brinquedos infláveis (duas camas elásticas, um castelo e um tobogã), disponibilizados pela Secretaria Municipal de Esportes.

Equipes passaram orientações sobre higiene bucal

Idosos fizeram apresentações de dança no palco de 200 anos

Diversos serviços foram oferecidos na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel

Jenifer e Camila levaram uma muda de ypê amarelo

Prisca e Flávia com uma telha feita de material reciclado

Ediclear tirou a primeira carteira profissional

Anúncios

Maio 26, 2014 - Posted by | assistencia social, jornalismo, Lazer, Maricá | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: