Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Lançamento do “Música nas Escolas” pretende despertar conhecimento sonoro nos alunos da Educação Básica de Maricá

O encontro foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados CEU  de Maricá e contou com a participação de 53 professores das unidades escolares e do Núcleo de Música da Cultura.

Fonte PMM

DSCN0835Idealizador e participante do projeto, o professor de Artes Sérgio Paulo Aranda, a proposta não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade e a integração dos alunos.

Lançamento do “Música nas Escolas” pretende despertar conhecimento sonoro nos alunos

Secretário Municpal de Educação de Maricá Willian Campos e o professor Sergio ArandaSecretário Municipal de Educação Willian Campos, na abertura do lançamento do Projeto de Musicalização nas Escolas, ao lado do professor Sergio Aranda

Com objetivo de despertar e ampliar o universo sonoro dos alunos da Educação Básica do município de Maricá, as secretarias municipais adjuntas de Cultura e Educação lançaram nesta segunda-feira (11/05) o projeto “Música nas Escolas”, uma adequação à lei nº 11.769, de 18/08/2008, que determina a inclusão do ensino da música como conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O encontro foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e contou com a participação de 53 professores das unidades escolares e do Núcleo de Música da Cultura.

De forma dinâmica e lúdica, o projeto busca apresentar um breve estudo sobre músicas folclóricas, maracatu, cantigas de ninar, frevo, jongo e samba. De acordo com o idealizador e participante do projeto, o professor de Artes Sérgio Paulo Aranda, a proposta não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade e a integração dos alunos.

“A ideia é trabalhar de forma interdisciplinar. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico”, explicou o professor, que apresentou os detalhes do projeto e entregou aos professores um DVD com atividades que podem ser inseridas e desenvolvidas na rotina escolar. “Periodicamente, iremos visitar as escolas para saber como está o andamento do projeto, apresentarmos os instrumentos musicais e propormos ideias que estimulem a sensibilidade e a coordenação motora dos alunos”, acrescentou. O cronograma de visitação ainda será definido pelo grupo, mas serão priorizadas as unidades que funcionam em tempo integral, por meio do Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi).

Secretário Municipal de Cultura de Maricá Romário Galvão prestigiou a abertura do projeto dirigido pelo professor Sergio Aranda e enfatizou a importância desta formação para os alunos. Romário afirmou que está trabalhando juntamente com o secretário de Educação Willian Campos para o fortalecimento do projeto.

Lançamento do Projeto Musicalização nas Escolas do Ensino Médio de Maricá foto Rosely PellegrinoSecretário Municipal de Cultura de Maricá Romário Galvão e o Professor Sergio Aranda no lançamento do projeto de musicalização nas escolas. Foto Rosely PellegrinoRomário Galvão, secretário municipal de Cultura de Maricá fortalecendo o projeto musicalização nas escolas, na foto com o professor Sergio Aranda foto Rosely Pellegrino Secretário Municipal Adjunto de Cultura Romário Galvão ao lado do professor Sergio Aranda, falou da importância da musicalização na formação de pessoas melhores.

Para um dos  músicos participantes do projeto, o cantor Ronaldo Valentim, o “Música nas Escolas” tem uma proposta fundamental para a socialização das crianças. “Nossa missão é despertar a nobreza das crianças por meio da arte e da música, resgatando o valor dos mais diferentes estilos musicais”, declarou o cantor. Além do cantor, o Núcleo de Música da Cultura é composto por Dalva Alves (vocal), Pedro Szygethy (violoncelo), Paulo Ernani (Cajon), Dalbert Lopes (violino) e Sérgio Aranda (percussão).

Para a professora de Atividades Diversificadas da Escola Municipal Rita Cartaxo, Adriana Fernandes, o encontro foi muito proveitoso por sugerir ideias que permitam inserir a musicalidade no contexto escolar. “Enquanto assistia à apresentação do projeto, já estava imaginando o que poderia fazer em sala de aula com meus alunos para aguçar o interesse deles e despertar ainda mais a criatividade”, disse.

Quem também aprovou o projeto foi Ester de Faria, professora de Educação Infantil do CAIC Elomir Silva. “Este trabalho é maravilhoso e vai ao encontro de nossas necessidades. Ele permite que possamos complementar a nossa bagagem cultural e também despertar nos alunos o interesse pela musicalidade fazendo a criança interagir de forma natural”, destacou a professora.

Projeto contará com artistas do Núcleo de Música da Cultura

Professores das unidades de educação básica participaram do lançamento do projeto

Para a professora Ester de Faria, o projeto permite despertar nos alunos o interesse pela musicalidade

Para a professora Adriana Fernandes, o projeto contribui na inserção da música no contexto

Anúncios

Maio 13, 2015 - Posted by | cultura, Educação, jornalismo, Maricá, musica | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: