Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Gincana da pesca agitou final de semana em Maricá

Texto: Jorge André (edição: Gisele Paiva) | Fotos: Fernando Silva e Clarildo Menezes

Participaram da gincana 165 pessoas divididas em 55 equipes. No primeiro dia foram pescados 1.413 peixes e, no domingo, 1.217

Maricá realizou, no último final de semana (23 e 24/05), a 43ª Festa da Pesca, na Rua Um, na Praia de Itaipuaçu. A gincana, promovida pelo Gaivotas Clube de Pesca e pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (FEPELERJ), contou com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais adjuntas de Esportes e Turismo.

Foram dois dias de muitas atividades, mas poucos peixes. Por conta do mar calmo, a pesca ficou difícil durante a competição e pontuar foi um exercício de paciência, sorte e muita técnica. Mas, enquanto os anzois estavam na água, no ar praticantes de paraquedismo empolgaram o público nas areias da praia.

Pouco importou se o mar não estava para peixe. A profissional de Educação Física Isis das Chagas competiu pela primeira vez pela Equipe de São João da Barra. “É a primeira vez que venho aqui. O evento está sendo bem bacana e a cidade é linda. Este é o primeiro ano que estou competindo e quero voltar aqui muitas vezes”, comentou. Mas, além de conhecer o município, Isis vai levar para casa o troféu de primeiro lugar, por equipe, na Categoria Feminina. Na Sênior, a Orca Preta faturou o primeiro lugar e o bicampeonato. A anfitriã, Gaivotas Clube de Pesca, conseguiu apenas uma terceira colocação na Categoria Feminina. Ano passado, a equipe foi a que melhor pontuou no quadro geral e na Categoria Masculina. O comerciante Paulo Belladonna  competiu pelo Grupo Gaivotas Clube de Pesca e ressaltou que, além de ser um hobby,  é uma boa chance de fazer novos amigos. “Estou aqui parar me divertir. Claro que ganhar é muito legal, mas a festa e a possibilidade de fazer novos amigos é tão gostosa quanto ganhar”, disse.

Escolha da rainha e apresentação musical encerram evento

O domingo (24) começou com passeio ciclístico pelas ruas próximas à Festa da Pesca. O Pedala Maricá, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, reuniu um grupo de ciclistas de toda a cidade.

Foram 165 participantes divididos em 55 equipes. Por volta das 12h, começaram as pesagens do pescado. No primeiro dia foram 1.413 peixes, e, no domingo, 1.217. No final da pesagem tudo foi distribuído entre o público. Depois da premiação foi a vez da escolha da Rainha da Pesca 2015. A disputa foi concorrida e a escolhida pelo público foi a estudante Naomy Alves, 14 anos. “As outras candidatas eram muito bonitas, não achei que fosse ganhar”, surpreendeu-se.

Em seguida, o músico Ricardo Pop fez a galera tirar o pé do chão com um repertório bem eclético passeando entre o rock e o forró. Para a maricaense Márcia Silva, 47 anos, a Festa da Pesca sempre é um acontecimento no município. “Não entendo muito de pescaria, mas a agitação que a festa traz é muito boa para o bairro, para a cidade”. disse.

Representante do Gaivotas Clube de Pesca e um dos organizadores do evento, Marcelo Rocha ficou satisfeito com o resultado do encontro. “Foi um trabalho cansativo, mas recompensador. Temos também a preocupação ambiental. Nosso regulamento segue as normas estabelecidas pelo IBAMA para validar somente os peixes na medida e de acordo com cada espécie”, explicou.
Classificação completa
Masculino
1 – Três Anzois
2 – Pampo Dourado
3 – Gaivota Branca
Sênior
1 – Orca Preta (Rio de Janeiro)
2 – Barra de São João (Barra de São João)
3 – Três Anzóis (Rio de Janeiro)
Master
1 – CPEVAP (São Paulo)
2 – Onza Ouro (Rio de Janeiro)
3 – Três Anzóis (Rio de Janeiro)
Feminino
1 – Barra de São João
2 – Três Anzóis Rosa
3 – Gaivotas Clube de Pesca
Juvenil
1 – Orca (Rio de Janeiro)
Avulsa
1 – Mão Mole
2 – Barra Mar
3 – Aquática
Geral
1 – Três Anzóis Preta
2 – Pampo Dourado
3 – Gaivotas Brancas
4 – Orca Preta
5 – Orca Azul
6 – Lobos do Mar Azul
7 – CPEVAP
8 – Barra de São João
9 – Barra de São João Feminina
10 – Orca Ouro

Foram dois dias de atividades, mas com poucos peixes por causa do mar calmo

O projeto Pedala Maricá reuniu um grupo de ciclistas de toda a cidade que participou do evento no domingo

O Clube de Pesca Três Anzois conquistou o primeiro lugar na classificação geral da competição de pesca

O músico Ricardo Pop fez a galera tirar o pé do chão com um repertório bem eclético passeando entre o rock e o forró

Anúncios

Maio 29, 2015 - Posted by | jornalismo, Lazer, Maricá, Pesca, shows e eventos, turismo |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: