Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Programação de eventos para o fim de semana de sexta-feira (02/10) a domingo (04/10) em Maricá

“Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” começa na sexta

Serão 13 shows gratuitos, com diversos estilos musicais, de sexta-feira (02.10), sábado (03.10) Maricá Mostra Cultura galeria a céu aberto, e domingo (04.10) no “Espraiado de Portas Abertas” – evento de turismo, cultura e gastronomia rural organizado pela secretaria –, em praças do Centro e na Festa de São Francisco de Assis, no bairro Pindobas.

A festa de ritmos inicia no berço do projeto, a Praça Conselheiro Macedo Soares (também conhecida como Praça do Turismo), no Centro. A partir das 17h desta sexta-feira (02), acontece uma roda de samba com Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Baby do Cavaco, Gustavo Canedo e Blabinho TK. Logo depois, o grupo “Amigos da Cultura”, iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, apresenta uma homenagem com os grandes sucessos do “Rei” Roberto Carlos. Com uma mistura de ritmos (samba, axé, MPB, rock, pop e música sertaneja), Jô Borges e Aldo Corrêa, acompanhados de uma banda, se apresentam a partir das 21h.

“Maricá Mostra Cultura galeria a céu aberto” agita o sábado

DSCN5109 No sábado, 03.10, a partir das 9h, um bom programa para toda família acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel, Maricá Mostra Cultura galeria a céu aberto, um evento que reúne artistas e artesãos do município, um ponto de encontro cultural com venda e exposição de artigos que vão desde objetos de arte e decoração, ao chocolate artesanal, sem falar do acarajé, dos bordados personalizados, das lindas bonecas de pano, da roupinha para o seu pet, e das bijouterias. As 20h, o sertanejo universitário da dupla Givan e Junio abre os shows e cantor Raul Palmeira, com sucessos do pop internacional e da MPB, encerra a apresentação na praça.

DSCN1690DSCN5021DSCN5066DSCN5068DSCN5074DSCN5077DSCN5079DSCN5081

Uma parceria das Secretarias Adjuntas de Cultura e de Turismo de Maricá.

 

Aipim é o tema do “Espraiado de Portas Abertas” no domingo 04.10

Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Fernando Silva e Clarildo Menezes

Evento de turismo, cultura e gastronomia local acontece neste domingo com comidas típicas, shows gratuitos e passeio ecológico

Circuito Ecológico, com a travessia Espraiado/Tomascar, e os shows do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” estão incluídos na programação

Os moradores do tradicional bairro rural de Maricá recebem os visitantes neste domingo (04/10) para mais uma edição do “Espraiado de Portas Abertas”. Realizado a cada dois meses pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, o evento de turismo, cultura e gastronomia rural terá o aipim como ingrediente principal da festa, que contará com outros elementos comuns da culinária local, como peixe e banana.

Dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, asfaltada pela atual administração municipal, oferecerão aos visitantes o melhor das tradições locais – artesanato com fibra de bananeira, tapeçarias, pratos típicos, produtos da região (mel, geleias artesanais e bijuterias), passeios ecológicos, visitação à Igreja de São João e capelas de Santo Antônio e São Jorge, além dos shows musicais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

Travessia Espraiado/Tomascar

Para quem gosta do contato com a natureza, o Circuito Ecológico é uma boa opção aos visitantes. A partir das 7h, os participantes, acompanhados da guia turística e coordenadora do projeto, Márcia Freitas, farão a travessia Espraiado/Tomascar com saída do Sítio do Riacho. Considerada pesada, com oito horas de duração (ida e volta), a trilha possui trechos de subidas íngremes pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito – onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos. A atividade inclui paradas em riachos e cachoeiras e não é recomendada para cardíacos. O passeio é gratuito e as inscrições são feitas até sexta-feira (02/10) na Secretaria Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), das 8h às 17h.

Uma opção para quem não for de carro é pegar um ônibus direto para o bairro, às 6h20, na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Shows gratuitos

A programação musical fica por conta dos artistas locais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Serão sete shows gratuitos, a partir das 12h, com repertório variado no ritmo do samba, pop, rock, MPB, axé, forró e música sertaneja. As apresentações são gratuitas e acontecem nos bares, restaurantes e sítios participantes do evento.

Confira a programação:

12h – Bar do Cauby – Leandro Junnhyor

12h – Cantinho da Dilma – Sidney Santos e Gianne Mello

12h – Atelier da Ilma – Edy Baiano

13h – Largo de Santo Antônio – Jô Borges e Aldo Corrêa

12h – Sítio do Riacho – Baby do Cavaco e Adriano Pavarotti

12h – Bar do Benedito – Raul Palmeira

12h – Saloma´s – Bruno Berner

Produtos de artesãos do bairro estarão expostos no evento

Famosas tapeçarias do Espraiado também serão vendidas

Travessia Espraiado/Tomascar está incluído na programação

Trilha é considerada pesada com oito horas de duração e subidas íngremes

Passeio inclui paradas em riachos e cachoeiras


Festa de São Francisco de Assis em Pindobas – Maricá RJ

No domingo, a partir das 12h, Givan e Junio animam o almoço dançante da Festa de São Francisco de Assis, no bairro Pindobas. Também no domingo, os artistas do projeto serão as atrações musicais do “Espraiado de Portas Abertas”. Os shows começam às 12h e acontecem nos bares, restaurantes e sítios participantes do evento.

Confira a programação  :

Sexta-feira (02/10) – Praça Conselheiro Macedo Soares – Centro

17h – Samba com Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Baby do Cavaco, Gustavo Canedo e Glabinho TK

19h30 – Homenagem ao Rei Roberto Carlos com grupo Amigos da Cultura

21h – Jô Borges, Aldo Corrêa e banda


Sábado (03/10) – Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – Centro

20h – Givan e Junio

22h – Raul Palmeira


Domingo (04/10) – Almoço Dançante – Festa de São Francisco de Assis – Pindobas

12h – Givan e Junio


Domingo (04/10) – Espraiado de Portas Abertas

12h – Bar do Cauby – Leandro Junnhyor

12h – Cantinho da Dilma – Sidney Santos e Gianne Mello

12h – Atelier da Ilma – Edy Baiano

13h – Largo de Santo Antônio – Jô Borges e Aldo Corrêa

12h – Sítio do Riacho – Baby do Cavaco e Adriano Pavarotti

12h – Bar do Benedito – Raul Palmeira

12h – Saloma´s – Bruno Berner

Anúncios

Outubro 1, 2015 - Posted by | arte, culinária, cultura, Exposições, Feiras e Eventos, jornalismo, Lazer, Maricá, Maricá Mostra Cultura, musica, projeto cultural, shows e eventos, social, turismo | , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: