Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Maricá faz atendimento para cirurgia odontológica no hospital municipal

A Secretaria Adjunta de Saúde iniciou no sábado (17/10), no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), por meio do Programa de Saúde Bucal de Maricá, atendimento para quem precisa de intervenções odontológicas em centro cirúrgico. O serviço é destinado a usuários que tenham qualquer comprometimento sistêmico no qual não seja possível fazer o atendimento odontológico na cadeira do dentista convencional.

Atendimento para quem precisa de intervenções odontológicas em centro cirúrgico são feitas no hospital

Alex Torturella Vidal é bucomaxilofacial da equipe e explica que há uma demanda de pacientes com deformidades esqueléticas faciais e que necessitam de intervenções odontológicas em centro cirúrgico. “Realizamos cirurgias ortognáticas (indicada para pessoas que tenham deformidades nos ossos da face e nos dentes) e cirurgia de lábio leporino também. Além disso, a maioria dos nossos pacientes tem cardiopatia ou algum problema neurológico. Por isso usamos o centro cirúrgico junto ao anestesiologista e atendemos assim os pacientes, oferecendo segurança”, analisa.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Márcia Serafim, o objetivo do serviço é atender pacientes que necessitem de sedação, sejam diabéticos, hipertensos, que tenham problemas neurológicos. “Atenderemos todos os sábados e realizaremos cirurgias e ambulatório. Os pacientes que necessitarem desse tipo de serviço serão encaminhados pelos dentistas da rede, ou seja, pelos postos, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A equipe é composta de uma dentista clínica, dois especialistas em bucomaxilofacial e um anestesiologista. “As pessoas precisavam sair daqui e ir para o Rio com o filho deficiente, por exemplo. Isso é muito difícil para os pais", afirma a subsecretária de Urgência e Emergência, Nilcinea Ferreira. "Além disso, para que as cirurgias aconteçam as crianças precisam estar em jejum. Às vezes não eram atendidos na hora. Então fazer isso aqui no município em que eles moram é um ganho que não se pode medir”, diz.

A população aprovou o serviço. Rafaela Ribeiro da Silva, 27 anos, mora no bairro da Amizade. Trouxe o filho Patrick de 9, para iniciar o tratamento. “É difícil andar com criança em cadeira de roda. Aqui é mais perto para gente. Eu acho muito bom ter esse atendimento aqui no hospital”, disse. "Trouxe meus dois netos que são especiais para tratar, pois aqui vão induzir o sono. Estou atrás desse serviço há muitos anos”, emendou Tânia Mara Rodrigues Vieira, 53 anos, que mora em Itaipuaçu. Já Cátia Cristina Bernardo da Silva, 36 anos e moradora de Araçatiba, levou a filha Natália, de 10 anos. “Ela faz uso de cadeira de rodas e precisa do tratamento. Já estão pedindo os exames. Na próxima vez farão a sedação. Dessa maneira, conseguiremos tratar”, disse a mãe de Natália. “Esse tipo de tratamento era feito fora e isso causava um transtorno para pacientes e familiares. Montamos esse serviço aqui dentro do hospital a fim de proporcionar mais qualidade de vida, dignidade e respeito aos nossos pacientes”, declarou o secretário municipal adjunto de Saúde, Peterson Cabral.

Quem quiser informações pode procurar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Maricá), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, que fica à Rua Ivan Mundi, 737, Boqueirão. O telefone é 3731 2061. Ou então procurar a Coordenação de Saúde Bucal do Município que fica à Rua Roberto Silveira, 43, Centro. O telefone é 2634 7965.

Anúncios

Outubro 21, 2015 - Posted by | jornalismo, Maricá, saúde |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: