Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Lavagem das escadarias da Matriz tem sua maior roda de candomblé

Texto: Sérgio Renato | Fotos: Clarildo Menezes

O mau tempo não foi empecilho para a 17ª edição da lavagem das escadarias da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, ocorrida na tarde do último sábado (16/01). Neste ano, os cerca de 350 participantes realizaram os ritos afro após o ritual nos degraus em torno da centenária árvore da praça Orlando de Barros Pimentel, considerada sagrada por representar o orixá Iroko (das árvores com longevidade). Além disso, a caminhada congregou também grupos de simpatizantes das religiões de matriz africana, como membros da comunidade cigana e capoeiristas.

De acordo com o babalorixá Jonas Liminha, um dos coordenadores do evento, esta edição registrou a maior roda de candomblé já vista em Maricá nos últimos anos. “A partir de um pedido meu foram inseridos nesta roda, além do povo de candomblé, os umbandistas, ciganos, os capoeiristas, cadeirantes e cidadãos comuns, que concretizam a inclusão social e a união que queremos”, avaliou o babalorixá, que também protagonizou, em frente à Câmara dos Vereadores, o ato chamado de ‘despojamento de vaidade’. Na cerimônia, Liminha retira a vestimenta de luxo usada por alguns adeptos do candomblé, ficando apenas em trajes comuns brancos e descalços. Segundo o babalorixá, trata-se do momento de chamar a atenção para a simplicidade ensinada pelos orixás.

Apontada como a terceira maior no Brasil – ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há mais de 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realizada há 20 anos –, a lavagem das escadarias integra o calendário oficial de eventos do município após sanção da Lei nº 2512, de 20 de maio de 2014. O evento é coordenado pela Fonte para Orientação Religiosa de Matriz Africana (FORMA) e tem o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais adjuntas de Assuntos Religiosos, Turismo, Cultura, Segurança Pública e Direitos Humanos.

 

 

Anúncios

Janeiro 19, 2016 - Posted by | cultura, jornalismo, Maricá, religioso | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: