Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

MST participa de reunião do Festival Internacional da Utopia

Texto: Fernando Uchôa | Fotos: Clarildo Menezes

Evento será realizado em Maricá de 22 a 26 de junho

O coordenador nacional do Movimento Sem Terra, João Pedro Stédile, participou nesta terça-feira (16/02), com o prefeito Washington Quaquá, de reunião preparatória ao Festival Internacional da Utopia, evento que será realizado de 22 a 26 de junho, em Maricá. O encontro aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A mesa diretora contou também com o secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues e do coordenador do Festival da Utopia, Pedro Gerolimich, entre outros.

A Juventude Socialista se fez presente, com representantes de diversos movimentos políticos e culturais, como Levante, Fora do Eixo e outros, que tiveram vez e voz, de acordo com a pauta agendada. Foi apresentado em data-show a relação de atividades do Festival, como o Mundo Encantado, voltado para a construção de valores na formação infantil, com ‘libertação de livros’, contação de histórias, encontro com autores e outros.

O Festival Literário da Utopia, outra das atividades importantes do festival, trará nomes importantes no cenário internacional da literatura, com rua de livros, encontro de autores, agenda de palestras, libertação de livros, estandes para exposições e oficinas literárias. Outro movimento que acontecerá durante o festival, será o Encontro Nacional de Teatro, trazendo companhias amadoras de diversos estados brasileiros.

Foi sugerido um encontro de religiões de matriz africana durante o Festival da Utopia. O prefeito Washington Quaquá adiantou que pretende realizar um encontro nacional de religiosidade durante a Semana da Consciência Negra, em novembro. “Para representantes de religiões de matriz africana, católicos, protestantes. Além do que, somos a favor da Teologia da Solidariedade, socialista, contra a teologia da prosperidade, anti-cristã e capitalista”, declarou. João Pedro Stédile propôs enviar representantes de religiões afro de diversos estados para dialogarem com os representantes de Maricá. “Alguns mantem contato com líderes mundiais, como o Papa Francisco. O Festival Internacional da Utopia será a libertação da palavra e do sonho”, completou. Stédile lembrou que foram contatadas a rede de TV TeleSur, a TV  alternativa norte-americana Real News, e um canal da TV russa, dublado em espanhol, para divulgação internacional.

Foi marcado o dia 4 de abril de 2016, como a data oficial de lançamento do Festival Internacional da Utopia. O evento deverá acontecer na Fundição Progresso, Rio de Janeiro, com a presença de nomes como Marcio Pochman, Leonardo Boff, Ivana Bentes, João Pedro Stédile, além do prefeito Washington Quaquá, entre outros.

 

Anúncios

Fevereiro 17, 2016 - Posted by | jornalismo, Maricá |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: