Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Deputada Zeidan critica Pezão e defende Lula em discurso

Neste dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nós, mães, mulheres, trabalhadoras, refletimos sobre os vários setores sociais do Estado do Rio de Janeiro

Abaixo acompanhe na íntegra a fala da Deputada Estadual Zeidan (PT)

 “Vivemos hoje tempos difíceis, com graves prejuízos à democracia, quando a arbitrariedade se traveste de justiça, estabelecendo um quase estado de exceção. Em manifesto flagrante de perseguição ao nosso ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mais popular e melhor Presidente que o Brasil já teve, na minha opinião, na opinião de muitos brasileiros e de instituições internacionais, que tiveram o único Presidente do Brasil compondo grupos como o G-8, por exemplo. Afinal, condução coercitiva acontece quando alguém que é intimado a depor perante o juiz não comparece, e Lula jamais se negou a depor e sequer foi intimado.

Todavia, os lamentáveis fatos que atentam a política nacional não podem, Sra. Presidente, desviar nossa atenção do cenário, do caos administrativo que se abate hoje sobre o Estado do Rio de Janeiro. São fatos que também não podem, colegas Deputadas e Deputados, impedir nossa avaliação sobre as fragilidades e deficiências do Governador Pezão na conduta desse Governo. Nesse sentido, quero fazer coro às corajosas palavras do nosso Presidente Jorge Picciani, que denunciou que o Governo Pezão é muito fraco e sem direção. É inadmissível que o Governo insista em prejudicar os mais pobres, os mais fracos e mais excluídos em sua política de contenção de gastos, sem coragem de cortar privilégios e atacar grandes contratos – alguns, inclusive, com graves denúncias de corrupção.

Neste dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nós, mães, mulheres, trabalhadoras, refletimos sobre os vários setores sociais do Estado do Rio de Janeiro. Ainda hoje temos as mulheres com grande diferença salarial em relação aos homens, mas alguns desafios estão sendo enfrentados por esta Casa, como a questão da violência contra mulher, de cuja Comissão Parlamentar de Inquérito tive a honra de ser relatora, visitando as unidades prisionais do estado e ouvindo setores do estado e da sociedade civil, em conjunto com minhas companheiras Deputadas desta Casa.

Vivemos em um estado conflagrado, cujas categorias de servidores se levantam contra o sucateamento da máquina pública, e até mesmo a ameaça de extinção de serviços essenciais. Mobilizações para greves e paralisação de servidores, servidoras e usuários têm sido constantes em escolas estaduais, postos do Detran e postos de saúde.

Como ficar cega para a escalada da violência, principalmente nas nossas comunidades, quando balas perdidas e intencionais vitimizam, sobretudo, nossos jovens e nossas jovens, crianças negras e faveladas? Como tolerar os constantes atrasos salariais de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, em grande parte corresponsáveis pelos serviços prestados à nossa população? Como suportar que o pagamento do 13º salário tenha virado uma novela sem previsão de final feliz, a que todos assistimos aqui no ano passado?

Por fim, Sra. Presidente, lamento a atitude daqueles que fazem uso político da tragédia de Maricá e do drama dos maricaenses para atacarem meu partido, o PT, com acusações levianas e infundadas. Considerando que o debate eleitoral só é saudável quando oportuno e verdadeiro, resta perguntar onde estavam quem atacou o PT enquanto a chuva desabava sobre Maricá. O que fizeram para diminuir a dor de nossos desabrigados?

Quero esclarecer aos meus nobres colegas Deputadas e Deputados que o condomínio Minha Casa, Minha Vida não foi construído em área de risco, tendo inclusive obedecido ao código de obras e a órgãos ambientais, inclusive com licenciamento do Inea. A prova disso é que, tão logo a Prefeitura abriu o canal do Recanto de Itaipuaçu, a água escoou.

A Prefeitura de Maricá solicitou, ainda em dezembro do ano passado, a limpeza desses canais como medida preventiva para as chuvas de março, oferecendo-se para realizar o serviço. A recusa do Governo Estadual, por intermédio do Inea, favoreceu as enchentes e suas consequências que vimos na mídia durante a semana passada. A Prefeitura de Maricá tem os documentos que comprovam a negativa do Inea, que impediu e proibiu o município de realizar o trabalho preventivo de dragagem dos rios e canais – estão à disposição em meu gabinete para qualquer Deputado que queira consultar.

Tão logo as chuvas se intensificaram, na própria segunda-feira, liguei para o Governador Pezão, alertando sobre a conduta do Inea. Os técnicos do órgão só apareceram na cidade alagada quando a Prefeitura já havia decidido abrir o canal da Barra de Maricá e desobstruir todos os outros pontos de estrangulamento na cidade.

Colegas do Parlamento, a Prefeitura ainda esperou 24 horas, pasmem Exmos. Srs. Deputados, pelo documento oficial. E mesmo assim, após muita insistência da Secretaria da Prefeitura de Maricá.

Vale ressaltar que na enchente de 2010 que afetou todo o Estado do Rio, os senhores devem se lembrar, inclusive marcada pela tragédia do Morro do Bumba em Niterói, o então Governador Sérgio Cabral para mim e para todos nós em Maricá agiu como um Governador de fato, pois mesmo com o PMDB do Município de Maricá tendo outro candidato, o mesmo sobrevoou a cidade e se reuniu com o Prefeito Quaquá em Maricá para discutir ações conjuntas de emergência para aquele momento.

Muito diferente do acontecido agora, em que o Governador Pezão não deu um telefonema sequer para o nosso Prefeito. Eu inclusive não era Deputada, estava lá e recebi o Governador Pezão na minha cidade para discutir essas ações em 2010.

Quero esclarecer a esta Casa que o Partido dos Trabalhadores nunca fez nem faz parte do Governo Pezão. E que a bancada do partido decidiu pela independência crítica, onde a maioria dos Deputados petistas desta Casa, eu inclusive, temos votado contra o Governo sempre que os direitos dos trabalhadores estão ameaçados. Mas cabe ressaltar, somos aliados nacionais e respeitamos a aliança da política nacional PT-PMDB.

Por outro lado, muito me sensibiliza a imediata solidariedade desta Casa, da maioria dos Deputados aqui e de seu Presidente Jorge Picciani, que prontamente aprovaram a doação de cestas básicas e kits de higiene pessoal para as vítimas das chuvas em Maricá e Região dos Lagos, encaminhadas por mim e pela Deputada Márcia Jeovani. Muito obrigada a todos vocês.

De minha parte, como mulher, mãe, trabalhadora e parlamentar, sempre estarei ao lado dos atingidos dialogando com quem puder ajudar, independente se é desse ou daquele partido, se do Governo ou da oposição.

Por fim, quero agradecer a todos os Deputados e cidadãos do Estado que prestaram solidariedade ao povo de Maricá, aos homens e mulheres, mães e crianças, mães e pais, idosos de Maricá.

Quero aproveitar para parabenizar todas as equipes de voluntários e funcionários das Secretarias da Prefeitura de Maricá que começaram a agir com eficiência já durante a madrugada de segunda-feira, que foi o primeiro dia de chuva.

Quero agradecer em especial também às igrejas evangélicas da minha Cidade de Maricá e à igreja católica, aos pastores e aos padres que abriram suas portas numa parceria com a Prefeitura.

E quero parabenizar a solidariedade da população do Estado do Rio de Janeiro que cobriu Maricá e os demais municípios da região.

Quero agradecer em especial também às Secretarias de Estado: à Secretaria de Estado de Saúde, à Secretaria de Estado de Assistência Social, à Defesa Civil Estadual e à Marinha do Brasil, que atuaram rapidamente em conjunto com a Prefeitura de Maricá.

Por fim, sabemos todos que vivenciamos uma grande crise no Estado do Rio de Janeiro. Como Deputada, quero reafirmar aqui o meu compromisso de diálogo com todos aqueles que querem construir alternativas, independente de posições partidárias e políticas, para melhorar a vida da população do Estado do Rio de Janeiro”. (Conclui a leitura)

Esta tem sido a minha posição e a minha postura nesta Casa com todos os Deputados aqui presentes.

Muito obrigada a todos vocês, muito obrigada, Sr. Presidente Deputado Jorge Picciani.

No link abaixo assista a fala da Deputada Zeidan (PT)

https://www.youtube.com/watch?v=8Erv3Om8Mzk&feature=youtu.be

Anúncios

Março 11, 2016 - Posted by | jornalismo, Legislativo | , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: