Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Mulheres homenageadas com prêmio da Alerj

Fotos Paulo David/ Divulgação mandato Zeidan

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, dez mulheres atuantes na defesa dos direitos femininos receberam o Diploma Mulher Cidadã Leolinda Figueiredo Daltro em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

A petista e integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cristina Dorigo, defendeu a igualdade de direitos para um mundo melhor. "Muitas de nós estamos juntas há décadas batalhando, unidas pela vontade de mudar o mundo. Mulher não é inimiga de mulher. Todas temos um mesmo ideal", disse em seu discurso.

Completam o grupo de condecoradas: Maria da Penha Macena; Bruna Gurgel ; Lilia Guimarães Pougy, do Conselho Estadual de Direitos da Mulher; Thereza Christina Cypreste, médica mastologista; Cristina Dorigo, do Conselho dos Direitos da Mulher; Maria da Glória do Desterro, técnica de enfermagem; Raimunda Leone de Jesus, diretora da União Brasileira de Mulheres; Eliete Soares Cunha, do Movimento de Mulheres de São Gonçalo; Carmen Lúcia Fogaça, do Movimento de Mulheres com Deficiência, e Regina Coeli Vieira da Silveira, fundadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher e Gênero da Universidade Salgado de Oliveira.

O prêmio
O nome escolhido para batizar o prêmio foi o da educadora baiana Leolinda F. Daltro, precursora do movimento feminista no Brasil. Sufragista, depois que teve seu pedido de alistamento eleitoral negado, fundou em 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino. Em 1917, reuniu quase cem mulheres em manifestação, no Rio, pelo pleno direito ao voto. Entre as dez mulheres escolhidas, estão representantes de organizações sociais, partidos políticos, sindicatos e centrais que atuem em defesa das mulheres, além de militantes e/ou membros da Academia que atuem na produção de saber voltada para a questão de gênero.

Foto de Deputada Zeidan. As deputadas Martha Rocha (PSD), Daniele Guerreiro (PMDB), Tania Rodrigues (PDT), Zeidan (PT) e Ana Paula Rechuan (PMDB) participaram do evento. Também compuseram a mesa Maria Lúcia Jardim, primeira-dama do estado do Rio e presidente do RioSolidário; Ana Rocha, secretária Municipal de Políticas para a Mulheres do Rio; Marizete Waineirais, subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado; Nanci Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Saúde, e Lucia Eloízio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Violência contra a Mulher do Ministério Público. Integrantes de movimentos feministas também marcaram presença na solenidade, que reuniu mais de 350 pessoas lotando o plenário.

Foto de Deputada Zeidan. 

Anúncios

Março 11, 2016 - Posted by | direitos humanos, jornalismo, Legislativo | , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: