Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Feira de Coleta Seletiva em Maricá tem palestra sobre economia solidária

Texto: Sergio Renato (edição: FSB Comunicação) | Fotos: Clarildo Menezes

Maricá entrou no clima das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (05/06). A coordenação da Agenda 21 na cidade realizou nesta sexta-feira (03/06), na Praça Orlando de Barros Pimentel, a Feira de Coleta Seletiva, com o objetivo de estimular a prática na cidade. Representando a Prefeitura de Maricá, o secretário adjunto de Economia Solidária e Combate à Pobreza, André Braga, participou de uma palestra com o tema “Cooperativismo: União, Integração e Transformação”.

Em sua explanação, André falou sobre alguns projetos do governo para o setor, como uma usina para reciclagem, e também sobre a relação entre o desenvolvimento sustentável e a economia solidária. “São coisas muito ligadas, pois a sustentabilidade também lida com atitudes solidárias. Um dos desafios do socialismo hoje é se firmar não mais como uma luta de classes, mas como preservação do meio ambiente. Além disso, existe riqueza no lixo. Tem muita coisa ali que pode virar dinheiro”, ressaltou o secretário.

Ao lado dele, também palestraram o empresário Edson Freitas (da ONG Eccovida) e Fátima Cristina Souza, coordenadora da Agente 21 em Maricá. “A coleta seletiva tem de ser motivada nas pessoas e pelo poder público, e acho que Maricá pode se tornar um exemplo de uma cidade sustentável onde essa prática pegou”, avaliou ela.

Durante todo o dia muita gente passou pelas tendas montadas na praça, incluindo alunos das redes pública e privada. Em cada uma delas, havia oficinas de reciclagem e até um ponto de coleta de materiais.

Uma série de eventos está prevista para a próxima semana para marcar a Semana do Meio Ambiente em Maricá. Nesta segunda-feira (06/06), haverá o evento oficial da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, também na Praça Orlando de Barros Pimentel. Na quarta-feira (08/06), haverá um curso de produção de mudas nativas da Mata Atlântica no Viveiro Florestal do Caxito, onde fica sede da secretaria. No dia seguinte, será inaugurada a primeira placa de sinalização do Circuito Ecológico no Mirante do Caju.

 

Anúncios

Junho 7, 2016 - Posted by | cooperativas de reciclagem, jornalismo, Maricá |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: