Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

“Novas Formas de Educação” foi o tema da terceira palestra da Jornada Educação e Utopia em Maricá

Texto: Sergio Renato (edição: FSB Comunicação) | Fotos: Clarildo Menezes

O terceiro dia da Jornada Educação e Utopia, evento preparatório do Festival Internacional da Utopia – que acontece em Maricá entre os dias 22 e 26 de junho – foi marcado por debates e pela grande participação dos estudantes presentes. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (08/06) na quadra de esportes da Associação de Moradores e Amigos do Recanto de Itaipuaçu, ao lado da Escola Municipal João Monteiro, e teve a presença de alunos desta e de outras unidades da região, como a E.M. Marquês de Maricá (no Jardim Atlântico) e também do curso de Edificações da E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro.

Sob o tema “Novas Formas de Educação”, a palestra foi conduzida por Cláudio Prado, um dos líderes do grupo de produção cultural Fora do Eixo. Na mesa diretora estavam o secretário adjunto de Educação de Maricá, Daniel Neto, a nadadora de maratonas aquáticas Mariana Mello e a diretora da E.M. João Monteiro, Ana Paula Barreto Altoé. Já na abertura, Cláudio Prado contestou o atual sistema escolar do Brasil que, segundo ele, não observa os regionalismos nacionais. “Um currículo escolar único é uma enorme bobagem num país deste tamanho. Desconsidera as coisas que estão no entorno social e regional de cada parte distinta, e isso tem de ser tratado de forma adequada”, frisou ele, que foi seguido pelo secretário de Educação. “Temos mesmo de rever esse modelo secular de escola, em nome de algo que busque a singularidade de cada um. É um momento de construção, as escolas do futuro serão o fruto da participação de cada um de nós”, afirmou Daniel Neto. Para Mariana Mello, esse futuro pode estar na internet. “A rede fará com que o acesso ao conhecimento seja quase inteiramente ‘on line’, o que será um facilitador para todos”, avaliou ela, que convidou os alunos a participarem do Sarau da Juventude, que acontece nesta quinta-feira (09/06) na Praça Orlando de Barros Pimentel. 

Alunos e professores que estavam na plateia tiveram a oportunidade de fazer diferentes colocações e opiniões sobre o tema, mas sem esquecer as demandas do sistema atual. Foram muitos os questionamentos sobre como melhorar o desempenho e despertar o interesse dos estudantes. “Será que os professores são extraterrestres?”, questionou Rodrigo Eusébio, que leciona Geografia da E.M. João Monteiro, sobre a dificuldade de sintonia que ocorre muitas vezes. “Nós também aprendemos com nossos alunos e, como eles, nos questionamos se vale realmente a pena estar ali por tanto tempo”, ressaltou.

"Você aprende a dar valor e a melhorar a escola. Lá dentro fizemos reuniões e conseguimos atender à maioria das pautas listadas. Foi bem produtivo para nós”, relatou Gabriela Ferreira, aluna do 4º ano de Edificações sobre a participação em uma ocupação de escola. Sobre o modelo atual, o aluno Jean Felipe Wyatt, de apenas 12 anos, deixou sua sugestão para solucionar a eventual falta de professores na rede. “Poderia haver um grupo de professores substitutos ou até um sistema de aulas extras, para não deixar ninguém sem aprender”, opinou ele, que é do 6º ano fundamental da E.M. Marquês de Maricá.

A Jornada Educação e Utopia continua nesta quinta-feira na E.M. CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí. As palestrantes Márcia Ramos e Carolina Dias vão tratar do tema “A Juventude Pode Ensinar a si Mesma”. Na sexta-feira (10/06), o evento retorna ao CEM Joana Benedicta Rangel para a última palestra da série, sob o tema “Da Porta para Fora: Cultura e Escola”, com Kleybson Ferreira e Sérgio Aranda.

Anúncios

Junho 9, 2016 - Posted by | Educação, Festival da Utopia, jornalismo, Maricá, palestra gratis

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: