Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

GRES União de Maricá terá como enredo para o Carnaval 2017: “Mistérios da Meia-noite”

Autores do Enredo: Arthur Reiy e Renato Figueiredo

logo do enredo 

GRES União de Maricá anunciou, na sexta, dia 10/06, o enredo que disputará o título do carnaval 2017. Foram recebidas 8 (oito) propostas, e na busca de um tema inédito e de fácil leitura para o público da Intendente Magalhães, a agremiação optou por aquele que melhor se encaixou neste perfil, acreditando que os três pilares que “contam” o carnaval – Sinopse, Samba e Plástica – ficarão à altura de um grande desfile.

DSCN8652DSCN8706DSCN8708DSCN8705DSCN8625DSCN8626DSCN8757DSCN8760DSCN8847

Saiba Mais:

OBJETIVO DO ENREDO
O Brasil é um país cheio de heranças culturais, principalmente indígenas, africanas e europeias que, pela oralidade, se consolidaram ao longo de diversas gerações. Devemos lembrar de como o homem, desde que começou a viver em comunidade, assentando acampamentos com sociedades seminômades e depois sedentárias, adquiriu o hábito de se reunir em volta de fogueiras para contar histórias, verdadeiras ou não, mas que serviam como entretenimento e formação de costumes. Dessa natureza de contar histórias, surgiram os contos de fadas (histórias de magia, como Cinderela) e os contos maravilhosos (histórias sociológicas, como Aladim). Também surgiram as fábulas (histórias de animais). Mas um tipo de história sempre esteve presente, a lenda; que tem a pretensão de fazer o outro acreditar, por mais fantasiosa que seja. Entretanto, para muitos, essas mesmas histórias são mais do que simples contos fantasiosos, mas verdades contadas de avós para pais e de pais para filhos, incontestáveis embora inexplicáveis.
O folclore brasileiro, de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nos desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Porém, ao mesmo tempo que volta e meia surge em forma de alegorias ou fantasias, está ausente pela insuficiência de um enredo exclusivamente sobre esses personagens que residem na memória popular; pois nenhum enredo de fato, se debruça sobre os mesmos, transformados em meros coadjuvantes da nossa cultura, quando na verdade, deveriam ser os protagonistas.
Assim, o GRES União de Maricá traz como proposta para o carnaval de 2017, nas palavras anciãs verbalizadas pelos antigos pretos-velhos, o enredo Mistérios da Meia-noite, que pretende mostrar na avenida dos desfiles, histórias da terra encenadas por personagens muito conhecidos e ao mesmo tempo temidos, como fantasmas, lobisomens, vampiros, sereias, mulas sem cabeça, Curupira, Saci-pererê, Boitatá, Chupa-cabra, Bicho Papão, Cuca, Boi da Cara-preta, Corpo Seco etc. Ou seja, o enredo proposto é, na verdade, uma homenagem ao folclore brasileiro e seus contadores de histórias.

A SINOPSE DO ENREDO SERÁ ENTREGUE AOS COMPOSITORES NO DIA 02/07!
Maiores informações, posteriormente através da nossa Direção de Comunicação.

https://www.facebook.com/gresuniaodemarica/

Anúncios

Junho 14, 2016 - Posted by | Carnaval 2017, GRES União de Maricá, jornalismo, Lazer, Maricá | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: