Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

CRAS de Maricá promove palestra sobre Reeducação Alimentar

Texto: Fernando Uchôa (edição: FSB Comunicação) | Fotos: Clarildo Menezes

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da região central, promoveu nesta quinta-feira (21/07), em sua sede, palestra sobre Reeducação Alimentar com a nutricionista Patrícia Teixeira, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. O evento reuniu integrantes do Grupo de Mulheres assistidas pelo CRAS, familiares e servidores. A palestra foi ministrada de forma interativa, com participação aberta do público todo o tempo. A palestrante apresentou a Pirâmide de Alimentos, projeção atualizada com os gêneros alimentares – carboidratos e massas (base da pirâmide), legumes, verduras, frutas e grãos (2º degrau), leite, queijos e derivados (3º degrau), açúcares e óleos (topo da pirâmide), e suas quantidades indicadas para consumo.

“Para se ter uma boa saúde, a reeducação alimentar é essencial", definiu a nutricionista. "Uma boa alimentação previne, via de regra, várias doenças e sua medicação. Muitas enfermidades acontecem por desequilíbrio alimentar e hormonal. O ideal é que cada pessoa faça seis refeições ao dia – café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia – em quantidades menores que o habitual. Crianças e idosos comem menos, adolescentes mais, e pessoas que praticam exercícios regularmente, ainda mais", acrescentou. "Parece caro e difícil, mas não é, pois as porções são pequenas”, completou Patrícia, para quem é importante saber o valor nutricional dos alimentos, de forma prática, para a reeducação alimentar. "O feijão preto (um carboidrato, base da pirâmide), por exemplo, pode ser trocado por outro tipo de feijão, grão de bico e outros. É rico em ferro e vitamina K, sendo base importante na alimentação”, comentou.

As carnes vermelhas podem ser substituídas pelas carnes brancas, peixes e até por verduras escuras, como couve, brócolis e outras. As castanhas, por exemplo, possuem um óleo que ajuda o trato digestivo, a circulação e a oxigenação do sangue. O adulto deve beber leite desnatado, por ter menos lactose e exigir menos do organismo para processar o alimento. O ovo não é mais o vilão de anos atrás, e pode ser consumido mais regularmente. “Os alimentos cozidos e grelhados são os mais indicados para o consumo, pois evitam a ingestão de gorduras saturadas, prejudiciais ao organismo. O azeite virgem, deve ser consumido in natura no pão. Algumas verduras e legumes, podem ser comidos crus. O consumo de frutas deve ser controlado, por causa da frutose (açúcar da fruta). Dois litros de água por dia são necessários para uma melhor digestão”, descreveu Patricia. Foi servido aos presentes um lanche com bolo de trigo integral e açúcar mascavo, com água aromatizada (um frasco com água, laranja, canela e hortelã; e outro, com limão, gengibre, e alecrim. Janete Eloy, 53 anos, moradora do Saco das Flores, disse que gostou bastante. “Vou seguir a orientação que aprendi aqui, e trocar a quantidade pela qualidade”, declarou. A dona de casa Leny Marques da Cunha, 65, moradora do Flamengo, disse que vai se reeducar. “Preciso emagrecer e acho que essa é a maneira mais saudável de conseguir”, disse.

A coordenadora do CRAS, Karina Damasceno, informou que o Grupo de Mulheres do CRAS-Centro trabalha semanalmente com atividades como artesanato e participa de palestras mensalmente. Já a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luana Menezes, declarou que a informação é importante para um grupo de convivência. “Orienta e ajuda no ajuste da convivência familiar e social”, completa.

Julho 22, 2016 - Posted by | jornalismo, Maricá, projeto social, saúde | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: