Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Oficina para produtores culturais no Cinema Público Municipal de Maricá

Texto: Jorge André (edição: FSB Comunicação) | Fotos: Clarildo Menezes

A Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia apresentou na noite desta terça-feira (30/08), no Cinema Municipal Henfil, a primeira de uma série de oficinas direcionadas aos produtores culturais da cidade. Abrindo a programação, a gestora cultural Louise Akemi falou sobre todas as etapas para a produção de um projeto cultural. Para a secretária interina de Cultura, Claudia Schulz, a iniciativa tem como objetivo a qualificação. “Vamos realizar várias oficinas e ativar os agentes culturais da cidade. Queremos ver a necessidade destes produtores e buscar atender essas demandas”, comentou.

A gestora cultural, além das etapas da produção cultural, usou como exemplo projetos já produzidos por ela para mostrar que, mesmo sem muito dinheiro, é possível alcançar os objetivos. Louise deu dicas de como captar recursos e estimular quem está iniciando no desenvolvimento e realização de projetos. “A intenção é incentivar as pessoas na elaboração e dar alguns atalhos”, comentou.

Os produtores e interessados estavam atentos às dicas. Segundo a gestora cultural, a organização é fundamental para o sucesso de um projeto. Para ela, colocar um cronograma em local visível é muito importante na organização e economia de tempo. E se o assunto for orçamento apertado, a troca de serviços pode ser um caminho. Louise deu como exemplo a produção de um show. Os agentes culturais podem ir a uma empresa que fornece banheiro químico e tentar fazer uma troca de serviço. “Podem por exemplo criar um site para a empresa, propor colocar uma publicidade próxima aos banheiros durante o evento”, sugeriu.

Foram cerca de duas horas de troca de experiências. Para Luciane Vieira, 38 anos, vice-presidente da Unegro (União de Negros pela Igualdade) e representante do núcleo da ONG em Maricá, o trabalho é interessante já que a Unegro tem várias ideias de projetos, mas encontra dificuldades na elaboração. “Quando fiquei sabendo deste evento resolvi participar para repassar aos outros e colocá-los em prática”, ressaltou.

Anúncios

Setembro 2, 2016 - Posted by | cultura, jornalismo, Maricá, Oficinas, projeto cultural | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: