Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Artesanato feito de materiais diferentes são marca do Maricá Mostra Cultura

Texto: Sergio Renato (edição: FSB Comunicação) | Fotos: Clarildo Menezes

A Praça Orlando de Barros Pimentel recebeu no último sábado (03/09) mais uma edição do projeto Maricá Mostra Cultura, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia onde cerca de 30 expositores exibiram seus trabalhos de artes plásticas, artesanato e gastronomia. A galeria a céu aberto acontece sempre nos dois primeiros sábados do mês, das 10h às 21h, e é sempre uma boa oportunidade para os artesãos do município, que usam muitos ítens diferentes como matéria-prima.

Um desses artistas é Rafael Billé, que há dois anos expõe no local mostrando peças feitas com casca de coco e calotas de carros, por exemplo. Ele divide seu espaço com a pintora Valéria Dias, que faz quadros inspirados no internacionalmente consagrado artista Romero Brito. Mas um dos trabalhos que mais chama a atenção é o da artesã gaúcha Glória Scolmeister, que faz bijuterias a partir da reciclagem de peças como CDs usados, lentes de óculos descartadas e até ladrilhos de paredes.

“Já fazia artesanato em Porto Alegre, onde nasci, e nas cidades onde morei, pois é algo que faço desde meus 9 anos. Quando cheguei a Maricá, há cerca de 25 anos, achei que era hora de modificar meu trabalho e comecei a observar materiais que pessoas jogavam fora e poderiam virar boas peças. Hoje minha barraca é uma das mais concorridas da feira, tem até fila”, conta ela, orgulhosa.

Aos 61 anos, Glória conta que está de mudança para a Espanha, onde passa seis meses por ano. “Já mostro meus trabalhos lá na região das Astúrias e agora vou de vez por razões pessoais. Mas virei sempre aqui mostrar minhas peças”, garante.

Africanidade – No próximo sábado (10/09), o projeto volta à praça trazendo novamente a Eloya Feira Cultural Africanidade, onde são oferecidos os mais diferentes artigos remetendo à cultura afro, como roupas, acessórios, enfeites e outros. Os bons preços atraíram um bom público na primeira participação da feira no projeto, ocorrida no dia 13 de agosto. De acordo com a coordenadora do Maricá Mostra Cultura, Rosely Pellegrino, desta vez deverão participar aproximadamente 30 expositores, dez a mais que no mês passado. Para quem quiser participar como expositor, é preciso entrar em contato com Rosely através do telefone 96990-9640. Os interessados devem levar uma tenda branca e lâmpada de emergência.

Setembro 9, 2016 - Posted by | arte, Exposições, Feiras e Eventos, jornalismo, Maricá Mostra Cultura, projeto cultural, turismo | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: