Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Aprovado por unanimidade na Alerj o relatório final da deputada Zeidan

Após o recesso, de volta a ALERJ, a deputada Zeidan já volta aprovando o seu relatório da Comissão do Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política

Deputada Zeidan na Alerj

As mulheres foram destaque nas Olimpíada e o desempenho das meninas do futebol mostrou o quanto as atletas não recebem o apoio que merecem nessa área. Como resultado de uma parceria com o Congresso Nacional, as deputadas criaram na Alerj a Comissão Especial pelo Empoderamento na Politica e nos Esportes, cujo relatório final foi aprovado hoje, por unanimidade.

Foram feitas audiências em todas as regiões do Estado e expedidos 93 deles para as Prefeituras do Estado, solicitando informações sobre políticas públicas que incentivem a prática de esporte entre mulheres. Ao longo do trabalho de um ano, a Comissão realizou oito audiências públicas regionais, além de reuniões administrativas preparatórias.

Deputada Zeidan e companheiras de lutaAs audiências foram realizadas, em sua maioria, na Alerj, mas também nos municípios de Mesquita, Volta Redonda, Araruama, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Resende e São Gonçalo, onde cumpriram uma função regional. Novamente foi reeditada uma dobradinha que deu certo na CPI da Violência contra a Mulher, a deputada Marta Rocha, como presidente, e a deputada Zeidan como relatora. As deputada Daniele Guerreiro e Ana Paula Reichuan completaram o quadro de parlamentares à frente da Comissão.

Recomendações da relatora, deputada Zeidan

Nos Esportes:

  • Promover a visibilidade dos Jogos Paralímpicos na mesma medida em que se produz a dos Jogos Olímpicos, utilizando sempre a expressão “Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”.
  • Incentivar a presença de profissionais do sexo feminino nos cargos de gerência no esporte.
  • Incentivar a produção, nas Universidades, de indicadores estaduais sobre a participação das mulheres no esporte, bem como de pesquisas sobre a realidade das mulheres esportistas, no que diz respeito às suas dificuldades para obtenção de patrocínio, diferenças salariais em relação aos homens, situações de assédio moral e sexual, com atenção às especificidades das mulheres com deficiência e/ou negras.
  • Incentivar a equidade de gênero na cobertura de mídia destinada à participação dos e das atletas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
  • Aumentar a oferta de oportunidades de entrada das mulheres no mercado de esportivo, como cursos profissionalizantes para arbitragem e outros.
  • Promover a prática esportiva entre mulheres como uma ferramenta de promoção da igualdade e autonomia femininas, visando a mudança em relação aos estereótipos e discriminações de gênero no esporte.
  • Oferecer aos estudantes das escolas públicas condições de prática de educação física e esportiva com qualidade, promovendo sua saúde, com direito de acesso e escolha à modalidade esportiva desejada, independentemente de seu sexo.
  • Ofertar, por meio das instâncias municipais responsáveis pelo esporte, atividades esportivas gratuitas para mulheres, em diferentes faixas etárias, com vistas à promoção de sua saúde e bem estar.
  • Incentivar a proposição de Leis Municipais de Incentivo ao Esporte, à semelhança da Lei já existente na cidade de Resende.
  • Instituir um calendário oficial para as competições de futebol feminino no Estado de Rio de Janeiro.
  • Incentivo à pratica de esportes em comunidades e áreas rurais de todo o estado.

Setembro 14, 2016 - Posted by | direitos humanos, esportes, Legislativo | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: