Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Exposição Pálpebras de Tunga encerra sábado, na Galeria Millan em Sampa

Imperdível!!!

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan em São Paulo Um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, Tunga, faleceu aos 64 anos, ele foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra no Louvre, em Paris. Apesar de ter despontado nos anos 1970, junto a artistas que também criaram esculturas e instalações marcadas pela reflexão, como Cildo Meireles e Waltercio Caldas, Tunga construiu um vocabulário e uma gramática particulares. Sua obra é barroca, carregada de simbolismos e potência física, interessada em criar novas relações entre imagens recorrentes em 40 anos de trajetória: ossos, crânios, tranças, dedais, agulhas e bengalas gigantes, redes, dentes, recipientes de vidro, líquidos viscosos.

2016_10_18_expo_millan_aos_seus_pes_35_fotogabicarrera

PÁLPEBRAS

TUNGA

texto: Cordelia Fourneau De Mello Mourão

Quem não ainda não viu tem que ver, se puder ir a São Paulo, a exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan, de qualidade e envergadura museológicas ! Inaugurada com grande sucesso, no dia 15 de outubro, encerra neste sábado, dia 12 de novembro.

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 1 Parece que Tunga baixou na sua equipe, de tanto a instalação é fiel ao seu espirito e talento ! Soubemos que o Zé Resende veio dar força, como ele costumava fazer nos velhos tempos…Valeu Zé !
Valeu André quem abriu todo o espaço da galeria, generoso tal como você é !
Em volta de Tunga sempre houve e ainda há braços e corações. Mais do que amizade: admiração, papo e amor além do além.

Este dedo que ergue-se na terra e indica o céu é a sinedoque do artista mediador, do nosso Tunga que não queria ir embora e de uma certa maneira, não irá ! (o termo "sinedoque" serve quando uma parte é usada para representar o todo, havia-me esquecido dele e claro que eu o achei no google !) Do lado do dedo, a fava é a sinedoque da Natureza, essa outra "grande artista" do mundo…

Oriundas das formas minúsculas que Tunga moldava em cera no seu "Espaço Psicoativo" aberto em cima do jardim enervado pela incessante transa das tartarugas Adão e Eva, as formas em gesso eram feitas no galpão do Joã com a ajuda da sua equipe e terminadas por ele. Na galeria elas vem sendo apresentadas em mesas ainda brancas de gesso, uma bela ideia, que sublinha a alegoria do trabalho "in process", da evolução inerente à produção artística.
Na instalação das formas fantasmáticas brancas, algumas já foram consolidadas e reinam, no brilho da sua pele de bronze a patina prateada.
O belo e insolente bronze não escapa da tensão tunguesca: contem, preste fazê-lo implodir, o principio da vida : na grandes favas, nos totens de barrigas e línguas superpostas, ouve-se através do bronze negro tal um batimento cardíaco o movimento implícito nas formas orgânicas, sementes crescendo em si mesmo, prontas a parir !

 exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 2

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 3 exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 4jpg

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 5 exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 6

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 7 exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 8 

exposição realmente formidável de Tunga na galeria Millan 9

Serviço: Galeria Millan

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1360 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05416-000

Horário:

quarta-feira
10:00–19:00

quinta-feira
10:00–19:00

sexta-feira
10:00–19:00

sábado
11:00–18:00

Novembro 9, 2016 - Posted by | arte, cultura, Exposições, jornalismo, social | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: