Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Morre aos 93 o maestro Raul de Barros, autor de ‘Na Glória’

texto fonte: Cruzeiro On Line

fotos: jornaista Rosely Pellegrino

 

O trombonista Raul Machado de Barros morreu na tarde da última segunda-feira (8), aos 93 anos, em decorrência de enfisema pulmonar e insuficiência renal. Autor do clássico "Na Glória", ele morava em Maricá, no litoral norte do Rio, desde os anos 1980, quando passou a alternar momentos de ostracismo com aparições episódicas. O corpo do músico foi velado na Casa de Cultura da cidade. A última atuação pública ocorreu no carnaval deste ano, em Maricá. O enterro estava previsto para esta terça-feira (9), no cemitério do município.

Como atesta o sambista Elton Medeiros, Raul de Barros é o responsável por colocar as médias e grandes orquestras no lugar dos pequenos conjuntos que tocavam em salões. Criavam-se ali, a partir do som limpo, alegre e gingado do trombone de Raul, os bailes de gafieira. E abria-se espaço para orquestras como a Tabajara. Raul de Barros promoveu um salto de qualidade nos arranjos. Do compositor Orlando Silveira ganhou o apelido de Rei da Gafieira. Sua primeira orquestra foi criada na Rádio Nacional, nos 1950.

Tendo como professores Ivo Coutinho, que tocava sax-horn, e Eugênio Zanata, que tocava trombone, Raul iniciou a carreira nos anos 1930, apresentando-se em clubes do subúrbio do Rio. Era a época de ouro do rádio. Além da Nacional, passou pela Tupi e pela Globo. Começam na mesma década excursões pelo Uruguai e Argentina. Ele gravou o primeiro disco-solo em 1948, interpretando "O Pobre Vive de Teimoso e Malabarista", de Donga. Seria o primeiro de dezenas de discos, lançados nas cinco décadas seguintes. Além de "Na Glória", é autor de "Felicidade Vem Depois", "Copacabana", "Ginga do Candango", "Melodia Celestial", "Parabéns pra Você", "Pau no Burro", "Pororó, Pororó", "Pra Moçada se Acabar", "Rock em Samba" e "Voltarás".

Em entrevista ao Jornal do Brasil, publicada em 2002, Raul de Barros reivindicou a co-autoria de Pra Frente Brasil – "Todos Juntos Vamos, Pra Frente Brasil, Salve a Seleção" -, grande sucesso nos anos 1970; ele teria feito a melodia, enquanto Miguel Gustavo criou a letra. Em 1955, Raul foi escolhido o melhor trombonista do País em concurso da revista O Cruzeiro. Em 1966, integrou a delegação brasileira do Festival de Arte Negra de Dacar, Senegal. Com ele foram, entre outros, Clementina de Jesus, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola e Elton Medeiros. Foi lá na África que ele tocou com Louis Armstrong. Raul de Barros atuou com músicos fundamentais para o choro e o samba, como Pixinguinha, Radamés Gnattali, Ary Barroso, Canhoto, Meira e Dino Sete Cordas.

Em 2004, ele tocou com o instrumentista Rildo Hora no Carioca da Gema, uma das mais famosas casas de samba na Lapa carioca. Ele era casado com a crooner Gilda de Barros, para quem dedicou o choro Gilda e com quem teve Raul Machado de Barros Jr., pesquisador e multiinstrumentista.(AE)

Nota desta editora:

Raul de Barros foi o homenageado, do Carnaval de Maricá 2009.

DSC07882

Raul ao lado de Miirene Alves e Banda, deu um show de simpatia e mostrou toda maestria do seu trompete.

 DSC08747

Sua ultima aparição em público, foi durante a homenagem prestada pela Câmara Municipal ao diretor Jayme Monjardim. Raul de Barros fez questão de parabenizar o filho querido de sua grande amiga a cantora Maysa Monjardim.

Junho 11, 2009 - Posted by | Uncategorized

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário