Noticiário RJ on line

As melhores notícias com Rosely Pellegrino

Cineclube Henfil de Maricá fecha programação de fevereiro com “Chuvas de Verão”

Texto: Rafael Zarôr

Sucesso nacional, de Cacá Diegues, aborda as relações de amor e amizade na terceira idade

O sucesso nacional “Chuvas de Verão” (1978 – Brasil) encerra a programação de fevereiro do Cineclube Henfil de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura. Dirigido por Cacá Diegues, o filme aborda as relações de amor e amizade na terceira idade. A sessão é gratuita e será exibida às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro).

Com 93 minutos de duração, a história é sobre o recém-aposentado Afonso (Jofre Soares) que decidiu viver com mais tranquilidade em sua casa, no subúrbio do Rio de Janeiro. Já na primeira semana se envolve com os problemas da filha, da vizinhança e de seus amigos – dentre eles, Juraci (Paulo Cesar Peréio), um malandro endividado. Apesar de alguns percalços, a nova rotina lhe reserva o início de um inesperado amor com Isaura (Miriam Pires), residente das proximidades há tantos anos sem ser notada, com quem começa uma relação de parceria, paixão e respeito. O elenco também é formado por Marieta Severo, Daniel Filho, Roberto Bonfim, Sadi Cabral, entre outros.

A produção recebeu os troféus de Melhor Atriz Coadjuvante (Miriam Pires), Ator Coadjuvante (Paulo Cesar Peréio), Cenografia e Montagem no Festival de Brasília e o Prêmio Colón de Ouro no Festival de Huelva (Espanha) – todos em 1978. No ano seguinte, também ganhou o prêmio São Saruê de Melhor Filme, da Federação dos Cineclubes do Rio de Janeiro. Uma curiosidade é que a cena de amor entre os personagens de Jofre Soares (Afonso) e Miriam Pires (Isaura) foi considerada revolucionária para a época, ao mostrar a nudez e sexo na terceira Idade.

O projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura apresentou neste mês os filmes de Arnaldo Jabor (“Toda nudez será castigada”) e Hugo Carvana (“Bar Esperança”). Realizado desde 2012, o Cineclube Henfil já exibiu obras de grandes autores do cinema mundial, como clássicos de Alfred Hitchcock; Charlie Chaplin; Mazzaropi; musicais de Hollywood ("Cantando na Chuva" e "Chicago"); documentários sobre as obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Violeta Parra, Pablo Neruda e Graciliano Ramos; além de filmes sobre o Golpe de 64, Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, João Goulart, entre outros.

Anúncios

Fevereiro 24, 2015 - Posted by | cinema / produção, cultura, jornalismo, Lazer, Maricá |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: